🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Montagem muda faixa bolsonarista para incluir ‘ereção’ no lugar de ‘eleição’

Por Luiz Fernando Menezes

10 de novembro de 2022, 15h57

Não é verdade que um cartaz em inglês exibido em Caxias do Sul (RS) sobre suposta fraude nas urnas tenha um erro de tradução que incluiu a palavra “erection” (“ereção”, em inglês) no lugar de “election” (“eleição”). A foto que viralizou nas redes é uma montagem. Outros registros do mesmo local mostram que a peça gráfica não apresentava o erro. Ao contrário do que afirma a faixa, não há registro de irregularidades nas eleições deste ano, que deram vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 12 mil compartilhamentos no Twitter, centenas de compartilhamentos no Facebook e também circulam no WhatsApp.


Selo falso

Patriotas de Caxias do Sul, em frente ao 3º GAAA e protestando contra a EREÇÃO fraudulenta.

Cartaz bolsonarista que confundiu as palavras eleição e ereção em inglês é montagem

É uma montagem a foto que mostra um cartaz em uma manifestação bolsonarista com os dizeres “We don’t agree with this fraudulent erection” (“Não concordamos com essa ereção fraudulenta”, em inglês). Por mais que Aos Fatos não tenha identificado a foto original por meio de busca reversa, há registros diferentes da mesma manifestação, que ocorreu em Caxias do Sul (RS) após os resultados do segundo turno das eleições, que mostram que o cartaz não possuía o erro de tradução (veja abaixo).

Dois registros diferentes do mesmo cartaz mostram que palavra “election” estava escrita corretamente
"Election". Fotos diferentes do mesmo cartaz mostram que manifestantes não cometeram o erro que viralizou (Leouve/Reprodução; Twitter/Reprodução)

Além disso, a imagem que vem sendo compartilhada possui indícios de edição: a letra “R” que aparece na palavra “erection” está na mesma angulação e possui a mesma distorção causada pela dobra do material na parte inferior da palavra “fraudulent”, que a antecede (veja abaixo).

Letra “R” na palavra “erection” foi retirada da palavra “fraudulent” do mesmo cartaz.

Ao contrário do que diz a faixa, não há qualquer indício de irregularidades nas eleições deste ano, conforme atestou o TCU (Tribunal de Contas da União) e outras instituições independentes.

Referências:

1. Leouve
2. TCU

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.