É falso que ministro de Lula propôs ‘abraçar o capeta’ e substituir a Bíblia pela Constituição

Compartilhe

Não é verdade que um ministro do governo Lula propôs “abraçar o capeta” e substituir a Bíblia pela Constituição durante entrevista ao apresentador Fábio Porchat. O vídeo difundido pelas peças de desinformação retrata um político fictício interpretado pelo ator Luis Lobianco em um quadro de humor do grupo Porta dos Fundos.

As peças de desinformação com o conteúdo enganoso somavam milhares de visualizações no Kwai e no TikTok até a tarde desta segunda-feira (25). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

[Ministro de Lula propõe abraçar o capeta e substituir a Bíblia pela Constituição]

Esquete de humor do grupo Porta dos Fundos é tirada de contexto para alegar que ministro de Lula propôs abraçar o capeta, o que não ocorreu

Posts nas redes enganam ao fazer crer que um ministro de Lula propôs, em entrevista ao apresentador Fábio Porchat, “abraçar o capeta”, com a adoção do satanismo e a substituição da Bíblia pela Constituição.

O registro, na realidade, mostra um político fictício interpretado pelo ator Luis Lobianco em um quadro de humor do grupo Porta dos Fundos. O vídeo original, intitulado “Aliança com o Demo”, foi publicado no canal do grupo, no YouTube, em setembro de 2022 (confira abaixo):

Por meio de busca na imprensa e nas redes sociais, Aos Fatos não localizou quaisquer declarações de teor igual ou semelhante de ministros do governo Lula.

O esquete foi compartilhado com a mesma alegação enganosa entre julho e setembro de 2023 e, na época, as publicações falsas foram desmentidas por Boatos.org, g1 e Lupa.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa por imagens localizamos o vídeo original e constatamos que se trata de um esquete de humor do grupo Porta dos Fundos. O suposto ministro é um político fictício interpretado pelo ator Luis Lobianco.

Referências

  1. YouTube

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima