É falso que Milei se recusou a apertar mão de Lula no G20

Compartilhe

Não é verdade que o presidente argentino, Javier Milei, se recusou a apertar a mão do presidente Lula durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. As peças de desinformação recortam um trecho da transmissão ao vivo do evento e omitem que os dois chefes de Estado já haviam se cumprimentado minutos antes.

Posts que compartilham as imagens fora de contexto atingiram mais de 100 mil visualizações no Kwai até a tarde desta quinta-feira (21). O conteúdo enganoso também circula no Facebook e no Instagram.

Milei se recusa a cumprimentar o comunista Lula da Silva

Print de vídeo que mostra Milei segurando pasta ao lado de Lula é acompanhado de legenda enganosa que afirma que argentino teria se recusado a cumprimentar o brasileiro.

Um vídeo que mostra Javier Milei posando para fotos ao lado de Lula durante o G20 tem circulado nas redes acompanhado de uma legenda enganosa que afirma que o argentino teria se recusado a apertar a mão do brasileiro. As peças de desinformação omitem que a gravação foi feita minutos após os dois líderes se cumprimentarem (veja abaixo).

Apesar de dizer que não negocia com comunistas, o argentino cumprimentou o presidente da China, Xi Jinping, como mostram registros do evento.

A participação de Milei na Cúpula do G20 foi destaque por sua oposição ao multilateralismo. A Argentina se opôs a pontos importantes da declaração final do evento, mas acabou por aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, proposta pelo governo brasileiro.

Este foi o primeiro encontro presencial entre Milei e Lula desde a eleição do argentino, em 2023. Simpático a Jair Bolsonaro (PL), o presidente argentino já fez diversas críticas a Lula, a quem chamou de “corrupto”.

Esta peça de desinformação também foi checada pela AFP Checamos e pela Reuters.

O caminho da apuração

Aos Fatos analisou o encontro entre Javier Milei e Lula através da transmissão oficial do G20 e identificou que o vídeo usado pelas peças desinformativas foi gravado momentos após aperto de mão entre os presidentes.

Também contextualizamos a participação da Argentina no evento e o histórico de declarações de Milei em oposição a líderes tachados por ele como comunistas.

Compartilhe

Leia também

falsoLegislação impede nomeação de Bolsonaro para Embaixada dos EUA no Brasil

Legislação impede nomeação de Bolsonaro para Embaixada dos EUA no Brasil

Grupos neonazistas no Telegram celebram gesto de Musk em posse de Trump

Grupos neonazistas no Telegram celebram gesto de Musk em posse de Trump

falsoÉ falso que deputada Erika Hilton inflou número de seguidores no Instagram

É falso que deputada Erika Hilton inflou número de seguidores no Instagram