🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Michelle Bolsonaro tuitou que ‘não haverá posse’ de Lula

Por Bruna Leite

7 de dezembro de 2022, 15h25

A primeira-dama Michelle Bolsonaro não postou no Twitter que “não haverá posse”, como afirma um vídeo que circula nas redes. O tuíte falsamente atribuído a ela foi publicado por um perfil chamado @lucinhalevita, que usa uma foto da primeira-dama. Michelle Bolsonaro não possui conta oficial ativa no Twitter, apenas no Instagram, plataforma em que tem perfil verificado.

Até a tarde desta quarta-feira (7), a postagem com conteúdo enganoso havia alcançado 556 mil visualizações e 13 mil compartilhamentos no Facebook. A postagem acumula mais de 700 mil visualizações e 50 mil curtidas no TikTok, além de circular também no Kwai com centenas de compartilhamentos e 30 mil visualizações.


Selo falso

Michele Bolsonaro diz que não haverá posse de Lula.

Reprodução de postagem desinformativa que engana ao dizer que MIchele Bolsonaro declarou que Lula não irá assumir presidência em 2023.

Um tuíte com as frases “não haverá posse, não haverá governo do ladrão” foi publicado por um perfil de apoio à primeira-dama Michelle Bolsonaro, não por ela própria. A postagem que viralizou nas redes sociais foi publicada pelo perfil de @lucinhaevita, que na descrição se coloca como um “perfil em homenagem à primeira-dama mais linda que o Brasil já teve”. O perfil também erra o nome de Michelle Bolsonaro, colocando o nome dela com uma letra “l”, e não com duas, como é o correto.

Michelle Bolsonaro não possui conta nem no Twitter e nem no Facebook, como foi confirmado por ela e pelas plataformas. A primeira-dama utiliza somente o Instagram, na qual possui uma conta verificada.

A postagem ganhou força por estar relacionada ao movimento golpista que se articula desde a divulgação do resultado das eleições presidenciais, em 30 de outubro, quando Lula venceu as eleições presidenciais. O movimento vem tentando emplacar postagens desinformativas com teorias que buscam justificar que o presidente eleito, Lula (PT), não tomará posse.

Referências:

1. Twitter
2. Aos Fatos (1 e 2)
3. Instagram
4. TSE

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.