Não é verdade que o ex-jogador de basquete Michael Jordan declarou voto no ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca Donald Trump. Além de não haver registros públicos de manifestação política do atleta, sua assessoria desmentiu as alegações em nota enviada nesta terça-feira (5) ao jornal britânico The Independent.
As publicações, que viralizaram primeiramente em língua inglesa, acumulam centenas de compartilhamentos no X e no Facebook.
O astro do basketball mundial, Michael Jordan, declarou apoio a Trump
Posts nas redes mentem ao afirmar que o ex-jogador de basquete Michael Jordan teria declarado voto em Donald Trump. Aos Fatos não identificou nenhuma fala ou publicação em que o atleta manifesta apoio ao candidato republicano.
A assessoria de imprensa de Jordan negou ao jornal britânico The Independent que ele tenha dado qualquer declaração do tipo: “Não há absolutamente nenhuma verdade na afirmação de que Michael Jordan declarou apoio nas eleições presidenciais”.
As alegações falsas viralizaram primeiro nas redes americanas antes de chegarem ao Brasil. O conteúdo enganoso passou a circular após o jogador de basquete LeBron James manifestar apoio à democrata Kamala Harris.
What are we even talking about here?? When I think about my kids and my family and how they will grow up, the choice is clear to me. VOTE KAMALA HARRIS!!! pic.twitter.com/tYYlTmQS6e
— LeBron James (@KingJames) October 31, 2024
A votação para as eleições presidenciais americanas termina nesta terça-feira (5). Os resultados, no entanto, podem levar dias para serem apurados, uma vez que cada estado possui autonomia para decidir como será feita a contabilização.
O caminho da apuração
Aos Fatos procurou por declarações públicas de Michael Jordan sobre a disputa pela Presidência dos Estados Unidos, mas não encontrou nenhum registro fora o desmentido publicado pelo Independent.