Messi não disse ser contra ostentar com ‘coisas que faltam’ na Argentina

Compartilhe

Circula nas redes sociais uma declaração falsamente atribuída ao atacante Lionel Messi dando conta de que ele “jamais faria um vídeo filmando ostentação com coisas que faltam” na Argentina. Porém, Aos Fatos não encontrou registros da suposta alegação, que viralizou após vir a público um vídeo em que atletas da seleção brasilera comem bifes glaceados com ouro. Em 2018, Messi foi filmado, em Dubai, em uma filial do restaurante em que os jogadores brasileiros estiveram neste ano.

A postagem que vem crescendo nas redes sociais já havia alcançado 312,7 mil visualizações e mais de 5.000 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (13), além de circular também no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Eu jamais faria um vídeo filmando ostentação com coisas que faltam no meu país, como carne na mesa de muitos. Pois meu povo passa por uma crise econômica, nunca antes vista no país.

Postagem com declaração falsamente atribuída a Messi condenando ostentação

Não há registro de que o atacante Lionel Messi tenha dito que “jamais faria um vídeo filmando ostentação com coisas que faltam no meu país”, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais. O Aos Fatos não identificou publicações e notícias sobre a suposta fala nem em buscas e nem nas redes do atleta. As últimas declarações de Messi durante a Copa foram após a vitória contra a Holanda e não têm relação com o vídeo dos brasileiros.

A publicação enganosa com a frase atribuída ao argentino viralizou nas redes sociais após o dia 29 de novembro, quando jogadores da seleção brasileira como Vinícius Júnior, Gabriel Jesus, Bremer e Éder Militão visitaram o restaurante Nusr-Et, no Qatar, e comeram o bife glaceado a ouro. Em 2018, Messi apareceu em um vídeo experimentando o mesmo prato na filial de Dubai do Nusr-Et.

Esta checagem também foi feita pela Agência Lupa.

Compartilhe

Leia também

Como empresas de tecnologia apoiam a ofensiva anti-imigração do governo Trump

Como empresas de tecnologia apoiam a ofensiva anti-imigração do governo Trump

Presidente de comissão do PL da IA visita Google nos EUA e gera questionamento sobre conflito de interesses

Presidente de comissão do PL da IA visita Google nos EUA e gera questionamento sobre conflito de interesses

falsoGolpe usa ‘deepfakes’ e imagens de criança doente para roubar dinheiro de doações

Golpe usa ‘deepfakes’ e imagens de criança doente para roubar dinheiro de doações