Publicações nas redes sociais enganam ao alegar que um menino que aparece chorando em imagens da Reuters atravessou sozinho a fronteira da Ucrânia com a Polônia (veja aqui). Tanto a agência de notícias como a guarda polonesa afirmaram que a criança estava com a família durante a travessia.
A publicação com o contexto enganoso conta com ao menos 25 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (4).
Menino ucraniano atravessa a fronteira sozinho.
Não é verdade que um menino que aparece chorando em um registro da agência Reuters atravessou sozinho a fronteira da Ucrânia com a Polônia, como afirmam os posts checados.
A guarda de fronteira polonesa afirmou, por meio do Twitter, que o menino se chama Valerij e estava acompanhado da sua família quando fez a travessia para fugir da guerra.
A cena foi retirada de um vídeo feito pela agência de notícias Reuters, que confirmou, em nota enviada à agência AFP, que o garoto estava com sua família na ocasião.
O registro ilustra reportagens de veículos internacionais sobre o drama dos refugiados ucranianos.
É fato, no entanto, que ao menos 500 crianças desacompanhadas fugiram da guerra na Ucrânia, segundo publicou em 19 de março a Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância).
Essa peça de desinformação também foi desmentida pela AFP Checamos.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.