Médico Leonardo Ferreira não está entre as vítimas do acidente aéreo em Vinhedo

Compartilhe

É falso que o médico e pesquisador Leonardo Ferreira esteja entre as vítimas do acidente aéreo ocorrido em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9). Citado pelas peças de desinformação como um dos “oito especialistas em câncer que morreram tragicamente”, Ferreira está vivo e atua como professor assistente em uma universidade americana.

Publicações nas redes acumulavam 14 mil visualizações no Telegram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (15). O conteúdo enganoso também circula em inglês.

Este é o Dr. Leo Ferreira - ele foi um dos oito especialistas em câncer que morreram tragicamente quando um avião caiu em Vinhedos.

Post mente ao afirmar que pesquisador da Faculdade de Medicina da Carolina do Sul esteja entre os mortos na queda do avião da VoePass

Posts nas redes mentem ao afirmar que o médico Leonardo Ferreira teria morrido no acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira (9). Ferreira, que atua como professor assistente da Faculdade de Medicina da Carolina do Sul, desmentiu as peças de desinformação em suas redes (veja aqui e aqui).

As publicações falsas descrevem o pesquisador como um dos “oito especialistas em câncer que morreram tragicamente”. Ferreira de fato integra um laboratório que estuda terapias imunológicas para prevenir doenças degenerativas, câncer e envelhecimento.

Os posts compartilham junto da alegação enganosa um vídeo em que o especialista comenta os resultados de estudos sobre tratamentos contra o câncer. O objetivo é sugerir que o acidente teria sido causado deliberadamente para impedir o avanço da pesquisa. Não há, no entanto, qualquer linha investigativa que considere essa hipótese.

Médicos entre as vítimas. O CRM-PR (Conselho Regional de Medicina do Paraná) informou que ao menos oito médicos estavam no voo da VoePass, alguns deles a caminho de um congresso de oncologia em São Paulo. Foram informados os nomes de quatro dos profissionais, e Leonardo Ferreira não estava entre eles.

O nome mais próximo ao citado pelos posts é o do médico radiologista e professor universitário aposentado José Roberto Leonel Ferreira.

Após a queda do avião da VoePass em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), passaram a circular nas redes diversas publicações enganosas e teorias conspiratórias. Veja aqui a lista dos conteúdos sobre o tema que já foram verificados pelo Aos Fatos.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pela Reuters e pela AFP.

O caminho da checagem

Aos Fatos pesquisou o nome do médico citado nas peças enganosas e identificou que Leonardo Ferreira é professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da Carolina do Sul. Em seus perfis no LinkedIn e no Instagram, encontramos publicações em que ele desmentia os posts enganosos.

Também verificamos, em busca nas redes, que o laboratório coordenado pelo especialista estuda terapias potenciais para prevenção de câncer e doenças degenerativas.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

Post engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

falsoPosts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

Posts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

falsoSátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade

Sátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade