Jogadoras da seleção brasileira de futebol não posaram com expressão insatisfeita em foto com a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, como fazem crer publicações nas redes. A imagem foi tirada de contexto e mostra, na verdade, um momento em que as atletas estavam atentas ao discurso do presidente Lula em visita dele ao treino da seleção em Brasília.
Publicações nas redes acumulavam mais de 300 mil visualizações no Kwai e 11 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (31). O conteúdo desinformativo também circula no Instagram.
Seleção brasileira feminina de futebol mostra sua alegria ao tirar foto com a primeira-dama. É nítido a alegria estampada no rosto das meninas.
Foi tirada de contexto uma foto que mostra atletas da seleção brasileira de futebol com semblante sério, como se estivessem irritadas com a presença da primeira-dama, Janja Silva, como sugerem publicações nas redes.
A imagem está fora de contexto, pois selecionou um recorte do momento em que as jogadoras acompanhavam a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao treino da seleção no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 1º de julho do ano passado.
Um registro feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mostra, de outro ângulo, o momento usado nas peças desinformativas. Na imagem é possível ver as jogadoras Marta e Tamires, ao lado de Janja, com a atenção voltada ao discurso do presidente Lula (veja abaixo).
Tanto a CBF quanto Janja também fizeram publicações destacando momentos de descontração entre as jogadoras, a primeira-dama e o presidente Lula.
Essa peça de desinformação também foi verificada pela Agência Lupa.
O caminho da checagem
O Aos Fatos buscou registros que mostrassem a presença da primeira-dama Rosângela da Silva junto às jogadoras da seleção brasileira de futebol.
Por meio de vídeos no Instagram e no YouTube, e publicações oficiais da CBF, a reportagem localizou imagens da visita de Lula e Janja ao treino da seleção. Constatou que o momento de seriedade aconteceu durante o discurso do presidente Lula e foi seguido de outros que mostraram descontração das jogadoras tanto com Janja quanto com o presidente.