🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É mentira que Marinha dos EUA condenou cientista da Janssen à morte

Por Marco Faustino

20 de março de 2023, 18h04

Não é verdade que a Justiça da Marinha dos Estados Unidos tenha sentenciado à morte o cientista Richard Tillyer, da farmacêutica Janssen, por atuar como cúmplice de um suposto assassinato em massa promovido pela vacina contra a Covid-19, como afirmam publicações nas redes. Não há qualquer registro em órgãos oficiais do Departamento de Defesa dos Estados Unidos ou na imprensa estrangeira de que isso tenha acontecido. A lei americana proíbe que militares apliquem a lei civil, exceto quando há autorização da Constituição e do Congresso. A informação falsa teve origem em um site satírico, mas passou a circular como se fosse real.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam centenas de compartilhamentos no Facebook e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Justiça da Marinha dos EUA condenou e sentenciou à morte cientista da Janssen por cumplicidade em assassinato em massa

Posts enganam ao afirmar que um cientista da Janssen foi preso e condenado pela Justiça da Marinha dos EUA

A Justiça da Marinha dos Estados Unidos não prendeu ou sentenciou à morte o chefe global de Pesquisa e Desenvolvimento da farmacêutica Janssen, Richard Tillyer, por um suposto assassinato em massa perpetrado pela vacina contra a Covid-19. O conteúdo desinformativo que circula nas redes brasileiras foi publicado pelo site satírico Real Raw News em 17 de fevereiro e tem circulado como se fosse real desde então. A legislação norte-americana não permite que militares atuem na aplicação da lei contra civis, exceto em casos autorizados pela Constituição ou pelo Congresso.

Aprovado em 1878, o Posse Comitatus Act proíbe que militares americanos sejam usados na aplicação da lei civil, sob pena de prisão e multa. A norma prevê exceções apenas em caso de autorização expressa pela Constituição ou aprovação de norma pelo Congresso, que não se aplicam no caso da suposta prisão de Tillyer.

Em busca nos sites da Marinha e do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o Aos Fatos não encontrou quaisquer informações sobre a prisão do pesquisador. O assunto também não repercutiu em matérias da imprensa internacional.

Conforme atestado por órgãos de saúde como a OMS (Organização Mundial da Saúde), a vacina da Janssen é segura e eficaz contra a Covid-19. Nos Estados Unidos, ela é recomendada para pessoas com 18 anos ou mais que tiveram algum tipo de reação a outras vacinas ou que não têm acesso a outros imunizantes, devido à possibilidade, ainda que rara, de formação de coágulos sanguíneos após a vacinação.

Essa não é primeira vez que peças de desinformação difundem conteúdo publicado pelo Real Raw News como se fosse verdadeiro. No início do mês, o Aos Fatos desmentiu um boato surgido a partir de outro texto publicado pelo site, que afirmava que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria ordenado que todas as vacinas contra a Covid-19 fossem destruídas no país.

A mesma peça de desinformação foi desmentida pelo site americano Lead Stories.

Referências:

1. Janssen
2. Brennan Center
3. Departamento de Defesa dos EUA (Fontes 1 e 2)
4. Marinha dos Estados Unidos
5. OMS
6. Folha de S.Paulo
7. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.