É falso que Marçal declarou apoio a Boulos

Compartilhe

Não é verdade que o terceiro colocado na eleição à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), declarou apoio e voto em Guilherme Boulos (PSOL) na disputa, como afirmam publicações nas redes. Não há registros públicos de que Marçal tenha manifestado apoio a Boulos. Em entrevista na sexta-feira (25), Marçal indicou que anulará o voto no segundo turno.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 150 mil visualizações no TikTok neste sábado (26) e circulam também no Kwai, em que somam milhares de visualizações.

Pablo Marçal declara voto em Boulos no segundo turno. Guilherme Boulos tem apoio de Pablo Marçal em segundo turno.

Posts enganam ao afirmar que Marçal declarou apoio e voto em Boulos no segundo turno, o que é falso.

Posts nas redes enganam ao afirmar que o empresário Pablo Marçal declarou apoio e voto em Guilherme Boulos no segundo turno da eleição para prefeito de São Paulo. Por meio de busca na imprensa e nas redes de Marçal, Aos Fatos não encontrou quaisquer registros públicos de que o empresário tenha declarado apoio e voto em Boulos.

No primeiro turno da eleição paulistana, Marçal ficou em terceiro lugar, atrás de Ricardo Nunes (MDB) e Boulos. Marçal entrevistou Boulos nesta sexta-feira (25) e foi questionado pelo ex-adversário sobre o voto no segundo turno. “Para mim, o número 5 na urna não funciona. Nem para apertar 50 [número de Boulos] e nem para apertar o 15 [de Nunes]”, disse Marçal, indicando que anulará o voto no domingo (27).

“Se um dia você falar que teve meu voto, foi porque você converteu para o conservadorismo, para o liberalismo. Você virou outra pessoa. Porque de esquerda você não vai ter meu voto”, completou Marçal, que está com a família na Itália e não confirmou se voltará ao Brasil para votar no segundo turno.

As peças enganosas difundem também uma imagem que retrata uma coletiva realizada por Marçal em 8 de outubro como se fosse o momento que o empresário declara apoio a Boulos, o que não ocorreu.

Na época, ao analisar o cenário eleitoral, Marçal disse que jamais apoiaria Boulos, apesar de acreditar que ele conseguiria conquistar parte de seu eleitorado com a ajuda do presidente Lula.

“Mais de 45% dos meus votos são de pessoas que não são de direita. Todos já sabem o meu posicionamento em relação a Boulos. Jamais apoiaria o Boulos (…) Na minha visão, antes de eu entrar na disputa, o Boulos venceria essa eleição. Agora tenho certeza que ele vence. Porque ele sabe sinalizar para o povo, e o Ricardo não sabe. O Boulos e o Lula têm a língua do povo”, disse Marçal.

Vídeo editado. Algumas das peças de desinformação checadas pelo Aos Fatos compartilham um vídeo editado da recente sabatina promovida por Marçal para fazer crer que o empresário declarou voto no número 50, que é da candidatura de Boulos.

No trecho original, Boulos pergunta em que Marçal votaria caso voltasse de Roma. Marçal diz que na cabeça dele o número 5 não funcionava, e que não votaria no 15 (Ricardo Nunes) nem no 50. Na sequência, o empresário disse que jamais votaria na esquerda.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou, na imprensa e nas redes sociais de Marçal, registros públicos de que o empresário tenha declarado apoio e voto em Boulos. Também conferiu a sabatina que Marçal fez com Boulos. E verificou que as declarações de Marçal são de que, caso vote no domingo, anulará o voto.

Referências

  1. Jovem Pan
  2. O Globo

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo com fila de blindados não mostra tropas do Brasil rumo à Venezuela

Vídeo com fila de blindados não mostra tropas do Brasil rumo à Venezuela

falsoÉ falso que Trump elogiou Lula em discurso de vitória

É falso que Trump elogiou Lula em discurso de vitória

falsoÉ falso que Elon Musk comprou a CNN

É falso que Elon Musk comprou a CNN