🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Mangueira retratou Jesus como ladrão no Carnaval de 2023

Por Marco Faustino

23 de fevereiro de 2023, 16h19

Não é verdade que a Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, retratou Jesus Cristo como se fosse um ladrão sendo preso por policiais no Carnaval deste ano, como afirmam publicações nas redes. As cenas compartilhadas com a descrição enganosa mostram o desfile da agremiação carioca em 2020, quando Jesus assumiu a figura de um morador da periferia alvo de violência policial. O enredo da Mangueira neste ano foi sobre as visões da África na Bahia.

Publicações com o conteúdo desinformativo acumulavam 1,2 milhão de visualizações no TikTok e 90 mil compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (23) e circulam também no Kwai e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

A escola de samba da Mangueira colocou Jesus como ladrão sendo preso pelos policiais #carnaval2023

Posts difundem que a escola de samba Mangueira retratou Jesus Cristo como se fosse um ladrão sendo preso pela polícia em 2023, o que é falso

Posts nas redes enganam ao difundir que a escola de samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, retratou Jesus como um ladrão sendo preso pela polícia no desfile ocorrido na madrugada de segunda-feira (20). Na verdade, as cenas difundidas pelas publicações checadas são do desfile de 2020. Naquele ano, a agremiação apresentou em sua comissão de frente uma releitura de Cristo como uma pessoa vinda da favela, acompanhada de apóstolos negros, e que sofre violência policial.

O então carnavalesco da escola, Leandro Vieira, campeão com a Imperatriz Leopoldinense neste ano, afirmou ao jornal O Globo que o enredo de 2020, intitulado “A verdade vos fará livre”, era a favor da dignidade humana pregada por Jesus. “O desfile da Mangueira pode ser entendido como uma homenagem aos valores originais de Cristo, como a fraternidade, a compaixão e o abraço aos diferentes”, disse. O enredo da escola, que ficou em sexto lugar naquele ano, foi criticado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em 2023, a Mangueira apresentou enredo sobre a construção das visões da África na Bahia, com destaque para o protagonismo feminino e questões como o racismo. A comissão de frente da escola, que estará no desfile das campeãs, no sábado (25), após ficar em quinto lugar, foi composta por orixás que saiam de uma árvore sagrada e não fazia referência a Jesus Cristo.

Referências:

1. Poder360
2. CNN Brasil
3. O Globo
4. G1 (fontes 1, 2, 3, 4 e 5)
5. Liesa

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.