Maduro não disse que Lula morreu e foi substituído por sósia

Compartilhe

Não é verdade que o ditador venezuelano Nicolás Maduro tenha dito que o presidente Lula morreu e foi substituído por um sósia, como afirmam publicações enganosas nas redes. Não há registros públicos de que Maduro tenha dado declaração de teor igual ou semelhante.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 225 mil visualizações no YouTube, 80 mil visualizações no TikTok, além de milhares de curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (24).

Ele [Nicolás Maduro] fez um um pronunciamento hoje de dois minutos e disse que o Lula que tá aí não é o Lula. E esse Lula que tá aí, quem colocou esse sósia foi o Armínio Fraga. Quem falou isso foi o Maduro hoje na televisão lá na Venezuela. Escute isso, que babado que é isso aí, irmão

Posts enganam ao dizer que Nicolás Maduro disse que Lula morreu e foi substituído por sósia - o que é falso

Posts nas redes enganam ao afirmar que o ditador venezuelano Nicolás Maduro afirmou a uma emissora de TV que o presidente Lula morreu e foi substituído por um sósia. Tudo isso é falso.

Por meio de busca na imprensa venezuelana e internacional, além das redes sociais de Maduro, Aos Fatos não localizou qualquer declaração de teor igual ou semelhante.

As alegações enganosas começaram a circular nas redes sociais após uma entrevista veiculada em 10 de outubro, no canal do YouTube do programa Análisis Situacional, da emissora de TV Globovisión, em que o procurador-geral venezuelano, Tarek William Saab, deu diversas declarações sobre Lula e o presidente do Chile, Gabriel Boric.

Saab alegou, sem provas, que o líder brasileiro foi cooptado pela inteligência norte-americana e passou a atuar como porta-voz do governo dos Estados Unidos. O procurador disse também que Lula não é o mesmo depois que saiu da prisão, “nem seu físico, nem na maneira como se expressa”.

Em nenhum momento, no entanto, o Saab disse que o presidente brasileiro morreu ou foi substituído por um sósia.

As declarações do procurador fizeram com que o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, afirmasse que as declarações do procurador não refletiam a posição do governo do país.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez buscas nas redes sociais de Maduro e na imprensa internacional e venezuelana, mas não encontrou declarações de teor igual ao semelhante ao das alegações enganosas.

Observamos que as alegações enganosas começaram a circular após uma entrevista do procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab. Conferimos a entrevista de Saab e verificamos que em nenhum momento ele, embora critique Lula, em nenhum momento afirma que ele morreu.

Referências

  1. YouTube
  2. g1

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo com fila de blindados não mostra tropas do Brasil rumo à Venezuela

Vídeo com fila de blindados não mostra tropas do Brasil rumo à Venezuela

falsoÉ falso que Trump elogiou Lula em discurso de vitória

É falso que Trump elogiou Lula em discurso de vitória

falsoÉ falso que Elon Musk comprou a CNN

É falso que Elon Musk comprou a CNN