Vídeo não mostra Lulu Santos reclamando de boicote após suposto apoio a Boulos

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo mostra o cantor Lulu Santos incomodado com a falta de adesão do público a um de seus shows. As peças de desinformação, que alegam que o cantor teria sido boicotado após supostamente declarar voto em Guilherme Boulos, distorcem uma gravação feita em setembro deste ano no Rock in Rio. Não há registro de que o cantor tenha manifestado apoio ao candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo.

O vídeo descontextualizado acumulava mais de 10 mil curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (14).

Lulu Santos se irrita após público não ir a show por conta de apoio a Lula e Boulos

Lulu Santos caminha com terno verde e preto. Legenda enganosa diz: ‘Lulu Santos se irrita após público não ir a show por conta de apoio a Lula e Boulos.’

Publicações enganam ao afirmar que um vídeo mostraria o cantor Lulu Santos reclamando de um suposto boicote do público a um de seus shows. A gravação foi feita no dia 21 de setembro, durante o Para Sempre Pop, do Rock in Rio 2024.

Aos Fatos identificou que o vídeo original foi publicado pelo Multishow na data do evento. A legenda, que dizia “Lulu Santos chegou para o show Para Sempre Pop”, não fazia nenhuma menção a um boicote.

@multishow O @Lulu Santos chegou para o show #PraSemprePopNoMultishow#RockinRio2024 #LuluSantos #Bastidores ♬ She Get It - ChingyKlean

Apesar de não haver uma estimativa oficial de público, as imagens da apresentação mostram que a pista estava cheia de fãs (veja aqui, aqui e aqui). Além de Lulu Santos, subiram ao palco os artistas Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão e Luísa Sonza.

Milhares de pessoas cantam junto de Lulu Santos no Rock in Rio
Milhares de pessoas assistiram o show de Lulu Santos no Palco Sunset do Rock in Rio 2024 (Reprodução/Multishow)

Aos Fatos também não identificou nenhuma manifestação pública de apoio de Lulu Santos ao candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos. É fato, no entanto, que o cantor já se posicionou contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem promovido a reeleição do atual prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB).

O caminho da apuração

Por meio de uma análise das cenas do vídeo enganoso, Aos Fatos identificou que a gravação foi feita antes de um show em 21 de setembro. Procuramos, então, resultados publicados naquela data com os termos “Lulu Santos” e “antes do show” para encontrar o vídeo original.

Também buscamos registros do evento para desmentir que a apresentação teria tido pouca adesão do público.

Pesquisamos ainda por manifestações públicas de apoio político de Lulu Santos e não encontramos nenhuma mensagem direcionada especificamente a Boulos. Questionamos a assessoria do artista sobre o caso, mas não obtivemos resposta.

Compartilhe

Leia também

não é bem assimTrump decidiu taxar aço e alumínio antes de Lula exigir que americano ‘falasse manso’

Trump decidiu taxar aço e alumínio antes de Lula exigir que americano ‘falasse manso’

falsoVídeo não mostra Ivete Sangalo cheirando cocaína em trio elétrico

Vídeo não mostra Ivete Sangalo cheirando cocaína em trio elétrico

falsoMusk não descobriu transações milionárias ilegais de Alexandre de Moraes nos EUA

Musk não descobriu transações milionárias ilegais de Alexandre de Moraes nos EUA