Vídeo não mostra Lulu Santos reclamando de boicote após suposto apoio a Boulos

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo mostra o cantor Lulu Santos incomodado com a falta de adesão do público a um de seus shows. As peças de desinformação, que alegam que o cantor teria sido boicotado após supostamente declarar voto em Guilherme Boulos, distorcem uma gravação feita em setembro deste ano no Rock in Rio. Não há registro de que o cantor tenha manifestado apoio ao candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo.

O vídeo descontextualizado acumulava mais de 10 mil curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (14).

Lulu Santos se irrita após público não ir a show por conta de apoio a Lula e Boulos

Lulu Santos caminha com terno verde e preto. Legenda enganosa diz: ‘Lulu Santos se irrita após público não ir a show por conta de apoio a Lula e Boulos.’

Publicações enganam ao afirmar que um vídeo mostraria o cantor Lulu Santos reclamando de um suposto boicote do público a um de seus shows. A gravação foi feita no dia 21 de setembro, durante o Para Sempre Pop, do Rock in Rio 2024.

Aos Fatos identificou que o vídeo original foi publicado pelo Multishow na data do evento. A legenda, que dizia “Lulu Santos chegou para o show Para Sempre Pop”, não fazia nenhuma menção a um boicote.

@multishow O @Lulu Santos chegou para o show #PraSemprePopNoMultishow#RockinRio2024 #LuluSantos #Bastidores ♬ She Get It - ChingyKlean

Apesar de não haver uma estimativa oficial de público, as imagens da apresentação mostram que a pista estava cheia de fãs (veja aqui, aqui e aqui). Além de Lulu Santos, subiram ao palco os artistas Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão e Luísa Sonza.

Milhares de pessoas cantam junto de Lulu Santos no Rock in Rio
Milhares de pessoas assistiram o show de Lulu Santos no Palco Sunset do Rock in Rio 2024 (Reprodução/Multishow)

Aos Fatos também não identificou nenhuma manifestação pública de apoio de Lulu Santos ao candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos. É fato, no entanto, que o cantor já se posicionou contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem promovido a reeleição do atual prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB).

O caminho da apuração

Por meio de uma análise das cenas do vídeo enganoso, Aos Fatos identificou que a gravação foi feita antes de um show em 21 de setembro. Procuramos, então, resultados publicados naquela data com os termos “Lulu Santos” e “antes do show” para encontrar o vídeo original.

Também buscamos registros do evento para desmentir que a apresentação teria tido pouca adesão do público.

Pesquisamos ainda por manifestações públicas de apoio político de Lulu Santos e não encontramos nenhuma mensagem direcionada especificamente a Boulos. Questionamos a assessoria do artista sobre o caso, mas não obtivemos resposta.

Compartilhe

Leia também

não é bem assimGoverno quer limitar, não extinguir, isenção de IR por doença grave

Governo quer limitar, não extinguir, isenção de IR por doença grave

Mudanças em projeto de IA atendem a interesses do setor privado, que queria mais

Mudanças em projeto de IA atendem a interesses do setor privado, que queria mais

falsoÉ falso que jornalistas da Globo não encontraram nome de Bolsonaro em relatório da PF

É falso que jornalistas da Globo não encontraram nome de Bolsonaro em relatório da PF