É falso que um vídeo flagrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) roubando canetas durante o encerramento da Cúpula do G20, que aconteceu em Nova Déli, na Índia, na última segunda-feira (10). Como é possível perceber pelas próprias imagens compartilhadas pelas peças de desinformação, os objetos que Lula pega são, na verdade, lápis de madeira entregues pela organização do evento aos participantes.
As publicações enganosas acumulavam mais de 500 mil visualizações no TikTok, 10 mil curtidas no Instagram e 6.000 compartilhamentos no Facebook até o início da tarde desta sexta (15). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
O cleptomaníaco continua roub4ando.
São enganosas as publicações que afirmam que Lula teria roubado canetas durante a cerimônia de encerramento do G20. Os itens levados pelo petista ao final da reunião, ocorrida na Índia na última segunda-feira (10), são lápis feitos de madeira sustentável disponibilizados aos participantes do evento, conforme informou a Secom.
Na manhã desta sexta-feira (15), a primeira-dama, Rosângela da Silva, publicou no X (ex-Twitter) uma foto (veja abaixo) que mostra os itens supostamente roubados pelo presidente. Segundo ela, os lápis teriam sido entregues a todos os chefes de Estado e seus auxiliares.
As “canetas” e caderninho que todos os Presidentes e Assessores receberam da organização. pic.twitter.com/GRUg8L6JNK
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) September 14, 2023
De fato, a imprensa indiana noticiou que a organização do G20 evitou itens de plástico e escolheu canetas de bambu e lápis de madeira para entregar aos participantes do evento. Conforme pode ser observado na transmissão original da TV Brasil, o presidente segurava dois lápis de madeira no trecho recortado pelas peças de desinformação. Momentos antes, Lula também pegou o bloco de notas que estava em cima de sua mesa.
Os mesmos lápis aparecem também nas mesas de outros líderes, como o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e o presidente americano, Joe Biden.