🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não mandou bloquear passagem de água do São Francisco a Salgueiro, em Pernambuco

Por Luiz Fernando Menezes e Marco Faustino

31 de janeiro de 2023, 18h26

Não é verdade que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou “entupir” o canal da transposição do rio São Francisco em Salgueiro (PE) para obrigar os moradores a dependerem do abastecimento por meio de carros-pipa e cisternas. O vídeo mostra uma estrutura usada desde 2020 para impedir o desabastecimento da cidade. Chamada de ensecadeira, a barreira de terra impede que a água do reservatório Negreiros, que abastece as cidades de Salgueiro e Serrita, escorra para outro reservatório, conforme explicado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Publicações com a falsa alegação acumulavam 800 mil visualizações no TikTok e 25 mil curtidas no Instagram nesta terça-feira (24), além de circularem também no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível mensurar o alcance.


Selo falso

Lula mandou entupir. A retroescavadeira quebrou tudo e entupiu. Lula disse que os nordestino não precisa de água nas torneiras, vai mandar os [carros-]pipa mesmo.

Vídeo engana ao dizer que barreira de terra foi instalada no canal para ‘entupir’ e desabastecer reservatório em Salgueiro

A barreira de terra e pedras que impede a passagem de água da transposição do rio São Francisco em Salgueiro, no sertão pernambucano, não foi obra do presidente Lula nem tem a finalidade de tirar a água da torneira dos moradores, que passariam a depender de carros-pipa e cisternas, como é dito em vídeo que viralizou.

Conforme explicado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional ao Aos Fatos, a estrutura mostrada na gravação é uma ensecadeira, que começou a existir no local em 2020 para reduzir o fluxo ou impedir que a água do reservatório Negreiros, que abastece as cidades Salgueiro e Serrita, escorra para outro reservatório (veja abaixo), localizado em Milagres. Dessa forma, o abastecimento da região é preservado.

Infográfico explica o caminho da água e como a ensecadeira impede o desabastecimento o reservatório Negreiros
Abastecimento. Ensecadeira (1) impede o esvaziamento do reservatório Negreiros (2), que abastece a cidade de Salgueiro (3) (Reprodução/Google Earth).

O uso da ensecadeira no local tornou-se mais necessário porque a estação de bombeamento EBI-3 do Pisf (Projeto de Integração do Rio São Francisco), que alimenta o reservatório de Negreiros, está paralisada para manutenção desde setembro de 2022. “A paralisação foi necessária para preservação da estrutura e segurança dos trabalhadores envolvidos. O ministério já acionou o fabricante para providenciar a substituição dos rolamentos danificados e os reparos serão realizados. O MIDR tem atuado de forma a normalizar a situação o quanto antes e minimizar os transtornos aos beneficiados pelo Eixo Norte do Projeto São Francisco”, afirmou a pasta.

Desde o início do ano, têm proliferado nas redes publicações desinformativas que sugerem que o governo estaria estancando o abastecimento de água da transposição para obrigar a população a depender dos carros-pipa, o que não tem respaldo na realidade. Apenas a EBI-3 está com seu funcionamento interrompido atualmente, o que não tem relação com o programa dos carros-pipa, que foi suspenso temporariamente no final do governo Bolsonaro por falta de verbas e retomado no último dia 19 de janeiro.

Essa peça de desinformação também foi desmentida pelo Estadão Verifica.

Referências:

1. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.