Lula e Paes não foram vaiados em estádio durante jogo do Vasco

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foram vaiados no estádio São Januário durante o jogo do Vasco na segunda-feira (27). Além de o presidente ter cumprido agenda em Brasília nesta data, o vídeo que circula nas redes com a alegação enganosa é antigo: foi gravado em 27 de outubro do ano passado, durante a partida entre o time carioca e o Sampaio Corrêa. Nem Paes e nem Lula estiveram no estádio na ocasião.

Posts com a alegação enganosa acumulam 80 mil curtidas no Instagram e 1.300 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (1º). O conteúdo também circula no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível estimar o alcance.


Selo falso

Eduardo Paes levou o Lula ontem ao jogo do Vasco. Meu valoroso respeito a torcida vascaína, que recepcionou como devia esse b@ndid0.

Vídeo antigo circula nas redes para afirmar falsamente que Lula e Eduardo Paes foram vaiados ao comparecer a estádio no Rio

Um vídeo de outubro do ano passado em que torcedores gritam palavras de ordem contra o presidente Lula tem circulado nas redes para afirmar que o petista e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foram vaiados ao comparecerem ao estádio de São Januário na segunda-feira (27), na capital fluminense. Além da gravação ser antiga, Lula cumpria agenda em Brasília no dia 27. O mandatário também não estava presente no estádio na data em que o vídeo foi gravado.

A agenda oficial da Presidência mostra que Lula teve uma série de compromissos em Brasília na última segunda. Além de se reunir com ministros, secretários e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o presidente participou da cerimônia de Mobilização Nacional pela Vacinação, em Guará (DF). A última visita do presidente ao Rio de Janeiro foi em 6 de fevereiro para a posse do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante (PT).

O registro original do vídeo que circula nas redes foi feito no dia 27 de outubro de 2022, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, durante a partida entre o Vasco e o Sampaio Corrêa. Na ocasião, apoiadores de Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entraram em conflito, motivado pela presença do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no estádio. Os torcedores gritaram palavras de ordem e alguns chegaram a se envolver em conflitos físicos.

Ainda no ano passado, essa gravação passou a circular nas redes acompanhada de legenda que afirmava que Lula e Paes estariam presentes no estádio. A informação foi negada pelas assessorias dos dois políticos ao Projeto Comprova. No dia 27 de outubro, data de seu aniversário, Lula estava em São Paulo.

O Vasco enfrentou o Boavista na segunda-feira (27) durante a nona rodada do Campeonato Carioca. Não há relatos na imprensa ou nas redes sociais de manifestações políticas de torcedores na partida. A assessoria de Eduardo Paes disse que ele também não compareceu ao jogo.

Referências

  1. Governo federal (1, 2 e 3)
  2. Netvasco
  3. Metrópoles
  4. Comprova
  5. UOL

Compartilhe

Leia também

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans