🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula não foi convidado para a COP27 e falou para ‘ONG esquerdista’

Por Bruna Leite

18 de novembro de 2022, 19h20

Não é verdade que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não foi convidado para a COP27 (27ª Conferência do Clima das Nações Unidas) e apenas deu “uma palestra no estande de uma ONG esquerdista”, como dizem postagens. O convite foi oferecido por Abdel Fatah al-Sissi, presidente do Egito, e Lula discursou em um painel organizado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, composto por nove governadores de estados amazônicos. O presidente eleito não participou do evento principal, reservado a chefes e ministros de Estado.

Até esta sexta-feira (18), a postagem com conteúdo enganoso acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook e também no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Lula não foi convidado oficialmente para a COP27. Foi lá em mais uma armação da esquerda. Esquema de ONGs para retirar dinheiro e recursos naturais da AMAZÔNIA.

Reprodução de postagem enganosa que mente ao dizer que Lula não foi convidado para ir à COP27

Ao contrário do que afirmam postagens que circulam nas redes sociais, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi convidado a participar da COP27, que aconteceu em Sharm el-Sheikh, no Egito, entre 6 e 18 de novembro deste ano. O convite ao evento foi feito pelo presidente do país sede, Abdel Fatah al-Sissi, e pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que não é uma ONG esquerdista, e sim uma reunião dos nove governadores de estados da Amazônia. Ele discursou na última quarta-feira (16) no painel organizado pelo consórcio.

Entretanto, o nome do petista não esteve dentre os convidados a falarem na programação oficial por ainda não ter assumido o cargo de presidente do país - que só deve acontecer em 1º de janeiro de 2023-, impossibilitando que ele representasse o Brasil na COP27. O petista viajou em um avião do empresário José Seripieri, ex-dono da Qualicorp e dono da QSaúde

Como líder na nação, Jair Bolsonaro (PL) foi convidado a falar no seminário, mas o presidente decidiu não estar presente. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, discursou em nome do governo brasileiro.

Esta checagem também foi feita pelo Boatos.

Referências:

1. G1
2. Folha de S.Paulo (1 e 2)
3. Consórcio Amazônia Legal
4. Governo Federal
5. Poder360 (1 e 2)
6. UOL
7. Boatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.