Não é verdade que o presidente Lula morreu após um acidente doméstico nem que o g1 publicou uma notícia intitulada “Lula, atual presidente do Brasil, morre aos 78 anos em São Paulo”. Não há nenhum texto semelhante publicado no site. De fato, o presidente sofreu um acidente doméstico no último sábado (19) mas, após avaliação médica, pôde retomar suas atividades.
A montagem enganosa acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (21). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Lula, atual presidente do Brasil, morre aos 78 anos em São Paulo
Publicações nas redes usam um print falso do g1 para dar a entender que Lula morreu após o acidente doméstico que sofreu no sábado (19), o que é falso. O presidente caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e bateu a nuca, de acordo com a equipe que o atendeu no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, que recomendou o cancelamento da viagem que ele faria à Rússia.
Aos Fatos procurou por textos com a palavra “Lula” e a expressão “morre aos 78 anos em São Paulo” e só encontrou um resultado no site: uma reportagem sobre a morte da atriz Jandira Martini, em janeiro.
Conforme noticiado pela imprensa, Lula sofreu um acidente doméstico no último sábado (19) e bateu a cabeça. O presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília — e não em São Paulo, como afirmam as peças de desinformação —, e, após avaliação, pôde retornar às atividades normais.
De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, o presidente “está bem”, mas como sofreu um sangramento cerebral, deverá ser observado durante a semana. Por isso, Lula foi aconselhado a não viajar para o exterior nesses próximos dias.
A Presidência da República enviou o chanceler Mauro Vieira para representar o Brasil no evento, mas afirmou que o petista ainda vai participar por videoconferência.
No início da tarde desta segunda-feira (21), Lula publicou uma foto conversando com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial Celso Amorim.
Reunião de trabalho no Alvorada com o assessor especial Celso Amorim e o ministro @padilhando. Conversamos sobre a agenda política nacional e internacional para os próximos dias. 👍
— Lula (@LulaOficial) October 21, 2024
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/b1I4vtWiH3
O caminho da apuração
Aos Fatos procurou por notícias publicadas no g1 com a palavra “Lula” e a expressão “morre aos 78 anos em São Paulo”. Não foi encontrado nenhum texto.
Também procuramos por informações oficiais sobre o acidente — como boletins médicos, entrevistas dos profissionais de saúde e posicionamentos da Presidência da República — para explicar a atual situação do presidente.
Por fim, Aos Fatos procurou a assessoria de Lula, que não comentou a peça de desinformação.