É falso que Lula morreu após acidente doméstico e ‘g1’ noticiou

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula morreu após um acidente doméstico nem que o g1 publicou uma notícia intitulada “Lula, atual presidente do Brasil, morre aos 78 anos em São Paulo”. Não há nenhum texto semelhante publicado no site. De fato, o presidente sofreu um acidente doméstico no último sábado (19) mas, após avaliação médica, pôde retomar suas atividades.

A montagem enganosa acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (21). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Lula, atual presidente do Brasil, morre aos 78 anos em São Paulo

Imagem mostra suposta notícia publicada pelo g1 com foto do boletim médico de Lula

Publicações nas redes usam um print falso do g1 para dar a entender que Lula morreu após o acidente doméstico que sofreu no sábado (19), o que é falso. O presidente caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e bateu a nuca, de acordo com a equipe que o atendeu no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, que recomendou o cancelamento da viagem que ele faria à Rússia.

Aos Fatos procurou por textos com a palavra “Lula” e a expressão “morre aos 78 anos em São Paulo” e só encontrou um resultado no site: uma reportagem sobre a morte da atriz Jandira Martini, em janeiro.

Conforme noticiado pela imprensa, Lula sofreu um acidente doméstico no último sábado (19) e bateu a cabeça. O presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília — e não em São Paulo, como afirmam as peças de desinformação —, e, após avaliação, pôde retornar às atividades normais.

Boletim do dia 20 de outubro diz que “após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância podendo exercer suas demais atividades”
Boletim médico atesta que Lula foi liberado mas que deve permanecer em acompanhamento (Reprodução)

De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, o presidente “está bem”, mas como sofreu um sangramento cerebral, deverá ser observado durante a semana. Por isso, Lula foi aconselhado a não viajar para o exterior nesses próximos dias.

A Presidência da República enviou o chanceler Mauro Vieira para representar o Brasil no evento, mas afirmou que o petista ainda vai participar por videoconferência.

No início da tarde desta segunda-feira (21), Lula publicou uma foto conversando com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial Celso Amorim.

O caminho da apuração

Aos Fatos procurou por notícias publicadas no g1 com a palavra “Lula” e a expressão “morre aos 78 anos em São Paulo”. Não foi encontrado nenhum texto.

Também procuramos por informações oficiais sobre o acidente — como boletins médicos, entrevistas dos profissionais de saúde e posicionamentos da Presidência da República — para explicar a atual situação do presidente.

Por fim, Aos Fatos procurou a assessoria de Lula, que não comentou a peça de desinformação.

Compartilhe

Leia também

Nove em cada 10 anúncios nativos sobre saúde em sites de notícias contêm desinformação

Nove em cada 10 anúncios nativos sobre saúde em sites de notícias contêm desinformação

não é bem assimPosts omitem que isenção fiscal para eventos não beneficiou apenas apoiadores de Lula

Posts omitem que isenção fiscal para eventos não beneficiou apenas apoiadores de Lula

falsoImagem que mostra Benjamin Netanyahu hospitalizado foi gerada por IA

Imagem que mostra Benjamin Netanyahu hospitalizado foi gerada por IA