É falso que o presidente Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foram expulsos pela população quando foram votar nas eleições municipais deste ano. Publicações enganosas com essa alegação usam uma foto antiga do casal no velório de Pelé, em janeiro do ano passado.
Postagens nas redes acumulavam 2.700 curtidas no Instagram até a tarde deste domingo (6).
Expulsos pelo povo quando foram votar.

Publicações nas redes mentem ao usar uma foto que mostra o presidente Lula e sua esposa, Janja da Silva, durante o velório de Pelé, no dia 3 de janeiro de 2023, como se tivesse ocorrido na eleição deste domingo (6). Os posts alegam que Janja e Lula teriam sido hostilizados e expulsos de um local de votação. Isso é falso.
Não foram registradas hostilidades contra o presidente e sua equipe durante a passagem da comitiva pelo ABC Paulista, tampouco no colégio eleitoral em que o presidente votou.
Lula foi votar na manhã deste domingo (6) na Escola Estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo (SP).
Ele estava acompanhado dos candidatos a prefeito de São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e Santo André, além da primeira-dama, do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que é ex-prefeito de São Bernardo.
Depois de registrar seu voto, Lula concedeu uma entrevista a jornalistas. Elogiou o processo eleitoral e defendeu o combate à desinformação (veja abaixo).
Na ocasião em que a foto foi registrada, no velório de Pelé, Lula de fato foi hostilizado por torcedores do Santos. O protesto, porém, não teve qualquer relação com as eleições municipais deste ano.
Acompanhe a cobertura das eleições 2024 pelo Aos Fatos.
O caminho da checagem
Aos Fatos fez uma busca reversa de imagens e identificou que a foto usada nas peças falsas foi registrada originalmente no dia 3 de janeiro de 2023, durante a passagem do presidente Lula (PT) e da primeira-dama Janja da Silva pelo velório de Pelé, na Vila Belmiro, estádio do Santos.
A reportagem não encontrou registros de hostilidades contra Lula e sua comitiva durante a votação do presidente em São Bernardo do Campo, na manhã deste domingo (6).