É falso que Lula foi isolado por líderes mundiais durante o G7

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula (PT) tenha sido isolado por líderes mundiais durante a recente reunião de cúpula do G7 na Itália. No encontro, Lula foi recebido pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e teve conversas bilaterais, por exemplo, com os presidentes da França, da Comissão Europeia e da Turquia, com o primeiro-ministro da Índia e com o papa Francisco.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 15 mil curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (17). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Lula ficou completamente isolado no g7

Diferentemente do que afirmam posts nas redes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi isolado por líderes políticos durante a recente reunião do G7. O presidente foi convidado a participar da cúpula, que aconteceu na Itália entre os dias 13 e 15 de junho, em razão da presidência rotativa do Brasil no G20. Durante o evento, Lula foi recebido pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e teve conversas bilaterais com outros líderes mundiais.

As peças de desinformação difundem um vídeo editado para fazer crer que Lula estava com o semblante triste ao testemunhar ao longe uma conversa entre o presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune. Na realidade, Lula estava sentado ao lado de Tebboune e, no registro original (2h22m23s), Macron se aproxima, cumprimenta o presidente argelino, e a conversa entre ambos ocorre próximo do presidente brasileiro.

O presidente brasileiro participou de encontros bilaterais com os presidentes Emmanuel Macron (França), Recep Erdoğan (Turquia), Narendra Modi (Índia), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), com o chanceler alemão Olaf Scholz, além do papa Francisco. Lula também posou para a foto oficial junto aos demais líderes que participaram do encontro.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores