É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado e chamado de “ladrão” durante evento no Nordeste, como fazem crer publicações compartilhadas nas redes. Vídeo editado teve áudio inserido no TikTok e compartilhado também no Instagram. Trecho manipulado foi tirado da cerimônia que marcou a sanção presidencial do programa Minha Casa, Minha Vida, que aconteceu em Brasília. No vídeo original é possível ver que Lula não foi hostilizado.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3,3 milhões de visualizações no TikTok em diversas versões e ao menos 108 mil curtidas no Instagram até o início da tarde desta segunda-feira (17).
Lula no Nordeste e recebido com o hino dele. Lula está indignado
O presidente Lula (PT) não foi vaiado nem chamado de “ladrão” por pessoas presentes na cerimônia que marcou a sanção presidencial do programa Minha Casa, Minha Vida, como fazem crer publicações compartilhadas nas redes sociais. As peças desinformativas trazem duas mentiras.
A primeira é de que o evento teria acontecido no Nordeste, o que é falso. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. A outra é sobre o presidente ter sido hostilizado, o que também não é verdade. No vídeo original do evento é possível observar que, ao ser anunciado, Lula é recebido com aplausos.
Desde o início do novo mandato, o presidente Lula tem sido alvo de peças desinformativas que incluem áudios fora de contexto com vaias e xingamentos, principalmente em cerimônias oficiais.
O Aos Fatos já checou, por exemplo, peças que diziam que o presidente tinha sido vaiado durante evento de lançamento do Plano Safra e xingado na entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no Rio Grande do Sul. Ambos os vídeos tiveram áudio inserido.