Lula não foi hostilizado em evento do Minha Casa, Minha Vida no Nordeste

Compartilhe

É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado e chamado de “ladrão” durante evento no Nordeste, como fazem crer publicações compartilhadas nas redes. Vídeo editado teve áudio inserido no TikTok e compartilhado também no Instagram. Trecho manipulado foi tirado da cerimônia que marcou a sanção presidencial do programa Minha Casa, Minha Vida, que aconteceu em Brasília. No vídeo original é possível ver que Lula não foi hostilizado.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3,3 milhões de visualizações no TikTok em diversas versões e ao menos 108 mil curtidas no Instagram até o início da tarde desta segunda-feira (17).


Selo falso

Lula no Nordeste e recebido com o hino dele. Lula está indignado
Post com imagem de Lula (PT) diz que o presidente foi recebido no Nordeste com o “hino dele” e que Lula estaria “indignado”. A informação é falsa

O presidente Lula (PT) não foi vaiado nem chamado de “ladrão” por pessoas presentes na cerimônia que marcou a sanção presidencial do programa Minha Casa, Minha Vida, como fazem crer publicações compartilhadas nas redes sociais. As peças desinformativas trazem duas mentiras.

A primeira é de que o evento teria acontecido no Nordeste, o que é falso. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. A outra é sobre o presidente ter sido hostilizado, o que também não é verdade. No vídeo original do evento é possível observar que, ao ser anunciado, Lula é recebido com aplausos.

Desde o início do novo mandato, o presidente Lula tem sido alvo de peças desinformativas que incluem áudios fora de contexto com vaias e xingamentos, principalmente em cerimônias oficiais.

O Aos Fatos já checou, por exemplo, peças que diziam que o presidente tinha sido vaiado durante evento de lançamento do Plano Safra e xingado na entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no Rio Grande do Sul. Ambos os vídeos tiveram áudio inserido.

Referências

  1. G1
  2. YouTube
  3. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoCruz invertida é referência à crucificação de São Pedro, não ritual satânico no velório do papa

Cruz invertida é referência à crucificação de São Pedro, não ritual satânico no velório do papa

falsoTrump não criticou Moraes por intimar Bolsonaro na UTI

Trump não criticou Moraes por intimar Bolsonaro na UTI

falsoGoverno Lula não anunciou que idade mínima para aposentadoria será de 78 anos

Governo Lula não anunciou que idade mínima para aposentadoria será de 78 anos