Não é verdade que o presidente Lula (PT) tenha sido hostilizado durante a execução do hino nacional em um evento recente no Amapá, como alegam publicações nas redes. O vídeo difundido pelas peças de desinformação foi adulterado. Na transmissão original da cerimônia não há registro de vaias ou gritos de ordem contra Lula.
As peças enganosas somavam dezenas de milhares de visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (17).
[Vídeo mostra Lula sendo hostilizado durante a execução do hino nacional durante evento no Amapá]

Posts difundem um vídeo adulterado para fazer crer que o presidente Lula foi hostilizado durante evento de entrega de terras da União ao governo do Amapá, realizado em Macapá, na última quinta-feira (13).
Na transmissão original (a partir de 1min5s) não há registro de vaias nem gritos de ordem contra o presidente (confira abaixo).
Aos Fatos também não encontrou registros na imprensa de que Lula teria sido hostilizado durante o evento.
O vídeo adulterado faz crer que o público entoou cânticos de “o ladrão chegou” — extraído de um protesto feito por parlamentares de oposição em dezembro de 2023 — e de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”, cuja origem não foi identificada pelo Aos Fatos.
Essa peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou a transmissão original do evento e verificou que Lula não foi hostilizado. Um dos áudios utilizados no vídeo adulterado foi retirado de uma manifestação de parlamentares em 2023.