Lula não foi retirado da foto oficial do G7

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula (PT) foi impedido de aparecer na foto oficial da Cúpula do G7, ocorrida na semana passada na Itália. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham um vídeo editado do momento em que líderes mundiais se reuniram para o registro oficial do evento. A imagem divulgada pelo grupo mostra o petista ao lado de outros chefes de Estado.

As publicações falsas acumulavam 1.100 curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (18). O vídeo também registra milhares de visualizações no Kwai e no TikTok e circula ainda no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

LULA É CONVIDADO A SE RETIRAR DA FOTO OFICIAL DO G7

Publicações compartilham vídeo editado para fazer crer que Lula foi barrado da foto oficial do G7

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo editado para alegar que o presidente Lula foi convidado a se retirar da foto oficial com líderes da Cúpula do G7, que aconteceu na Itália entre os dias 13 e 15 de junho. No registro original do evento, identificado pelo Aos Fatos por meio de busca reversa, é possível perceber que o presidente não foi impedido de se juntar aos outros líderes.

Lula aparece no canto direito da foto oficial da cúpula, ao lado do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres (veja abaixo).

Foto oficial com líderes mundiais que compareceram à Cúpula do G7 deste ano na Itália; Lula aparece no canto direito da imagem (Reprodução/G7 Italy)
Foto oficial. O presidente Lula aparece no registro do G7 ao lado do secretário-geral da ONU, António Guterres (Reprodução/G7 Italy).

Convidado a participar da cúpula neste ano, Lula foi recebido pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e teve conversas bilaterais com os presidentes Emmanuel Macron (França), Recep Tayyip Erdoğan (Turquia), Narendra Modi (Índia) e Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), além do chanceler alemão Olaf Scholz e do Papa Francisco.

Leia mais
Nas Redes É falso que Giorgia Meloni se recusou a abraçar Lula no G7
Nas Redes É falso que Lula foi isolado por líderes mundiais durante o G7

Esta não é a primeira desinformação que circula sobre a Cúpula do G7. Nesta semana, Aos Fatos também desmentiu posts que alegavam que Lula havia sido isolado por líderes mundiais e que teve seu cumprimento recusado pela primeira-ministra da Itália.

Referências

  1. Agência Gov
  2. G7 Italy
  3. Governo federal
  4. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

falsoDiscurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas

Discurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas