É falso que Lula disse que universidade foi feita para rico e não para pobre

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula (PT) tenha dito que a universidade não foi feita para os pobres, e sim para os ricos. As peças de desinformação tiram de contexto um discurso de Lula na última segunda-feira (10), no qual ele afirma que a elite política acreditava ser normal que a universidade fosse destinada somente aos ricos e não aos pobres.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 180 mil visualizações no TikTok, além de centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook, respectivamente, nesta quinta-feira (13).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Universidade foi feita para rico, não para pobre [Luiz Inácio Lula da Silva]

Posts tiram de contexto discurso de Lula para alegar que o presidente afirmou que a universidade é destinada aos ricos, e não aos pobres

Posts nas redes sociais tiram de contexto um discurso feito por Lula em 10 de junho deste ano para dizer que o presidente afirmou que a universidade não era destinada aos pobres e sim aos ricos. No trecho original (a partir de 1h24m55s), Lula diz que, segundo ele, esse pensamento partia da elite política do país, que, diferentemente de seu governo, achava que a universidade tinha sido feita para ricos, não para os pobres.

Confira abaixo a transcrição completa da fala do presidente:

“Esse negócio de um governo preocupado em colocar indígenas, quilombolas, estudantes de escola pública na universidade não é ‘normal’. O ‘normal’ é que a universidade foi feita para rico e não para pobre. Quando a gente faz uma inversão, de que universidade não é para rico nem para pobre, é para quem quer estudar, e consegue, dentro da regra do jogo, competir. É para todo mundo. Essa é a inovação que nós estamos fazendo”, disse Lula.

Leia mais
Nas Redes Fala de Lula é tirada de contexto para alegar que há brasileiros que desejam ser pobres
Nas Redes Alexandre de Moraes não defendeu ‘corroer a democracia por dentro’

São recorrentes as peças de desinformação que tiram de contexto declarações de Lula. Em checagens anteriores, Aos Fatos verificou que o presidente não chamou os brasileiros de imbecis, nem que desejam ser pobres.

Compartilhe

Leia também

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

falsoDiscurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas

Discurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas

falsoDeputado do PT não disse que governo está sem dinheiro

Deputado do PT não disse que governo está sem dinheiro