Lula não disse que pobre só é útil durante as eleições

Compartilhe

Um vídeo com trecho de um discurso do presidente Lula foi tirado de contexto por postagens enganosas para fazer crer que ele afirmou que “pobres têm que trabalhar” e só são úteis na época das eleições. Na fala original, um discurso no último dia 21 de junho, o presidente criticou a mentalidade da elite econômica do Nordeste que, segundo ele, não se importa com o desenvolvimento da região.

Publicações com o trecho fora de contexto acumulam mais de 6.000 curtidas e 1.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (24). O conteúdo enganoso também circula no TikTok e Kwai.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

LULA SOBRE O POBRE Então pobre é pobre, tem que trabalhar, pobre é pobre, a gente ganha o voto de pobre na época da eleição, para que cuidar de pobre? CANALHA

Posts difundem fala de Lula fora de contexto para fazer crer que o petista disse que pobres têm que trabalhar, só são úteis durante as eleições e que não é preciso cuidar deles.

Postagens enganam ao fazer crer, com base em um trecho editado, que o presidente Lula afirmou que “pobres têm que trabalhar” e que não há motivos para cuidar da população de baixa renda, já que ela só seria útil no período das eleições.

A fala original foi gravada em 21 de junho durante o evento de encerramento da Caravana Federativa em Teresina, no Piauí. Na íntegra do discurso, o petista criticou o pensamento de antigos governantes nordestinos, que segundo ele seriam contra o desenvolvimento da região.

Confira abaixo o trecho completo do discurso:

“Um dos atrasos do Nordeste, você pode ter certeza, Rafael, é que muita gente da elite que governou o Nordeste, eles pensavam como pensava a elite do sul do país e estava pouco se lixando para fazer o desenvolvimento dos seus estados. Porque eles viviam bem. Eles viviam bem. Eles não passavam fim de semana aqui no Piauí. Eles viajavam. Então, pobre é pobre, tem que trabalhar. Pobre é pobre, a gente ganha o voto de pobre na época da eleição, pra que cuidar de pobre? Porque na hora que a gente começa a ajudar as pessoas mais humildes, e as pessoas vão comendo, as pessoas vão trabalhando, as pessoas vão estudando, as pessoas também ficam mais conscientes politicamente e as pessoas podem não votar. Então, as pessoas não queriam que o povo mais humilde tivesse oportunidade.”

São recorrentes as publicações que tiram de contexto as falas do presidente sobre a população de baixa renda. Aos Fatos já desmentiu uma série de postagens similares, como alegações de que Lula teria dito que há brasileiros que desejam ser pobres, que a universidade foi feita para ricos, que ganhou as eleições porque os nordestinos são analfabetos ou que pobres seriam descartáveis como papel higiênico.

Referências

  1. YouTube
  2. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)

Compartilhe

Leia também

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

falsoDiscurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas

Discurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas