🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que bombas da transposição do rio São Francisco foram desligadas pelo governo Lula

Por Marco Faustino

18 de janeiro de 2023, 15h20

Um vídeo que mostra um canal seco do trecho inicial do Cinturão das Águas do Ceará é usado por publicações nas redes sociais para alegar que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desligou as bombas da transposição do rio São Francisco, que fornecem água para o Nordeste. O Ministério do Desenvolvimento Regional e a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará desmentiram a informação falsa. Não há liberação de água no canal desde novembro de 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que ocorre no período chuvoso.

Publicações com o vídeo enganoso acumulavam 150 mil curtidas no Instagram nesta quarta-feira (18) e circulam também no Twitter, Kwai, Telegram e WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

O lulismo chegou e implantou a velha indústria da seca no Nordeste. Desligaram as bombas da transposição do rio São Francisco

Posts difundem que as bombas de transposição do rio São Francisco foram desligadas após Lula assumir o poder, o que é falso.

Um vídeo que mostra um canal seco circula nas redes com a alegação de que as bombas que fornecem água para o Nordeste foram desligadas após Lula assumir o poder, o que é falso. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o local da gravação é o trecho inicial do Cinturão das Águas, um conjunto de obras hídricas no Ceará para receber água do Eixo Norte do PISF (Projeto de Integração do rio São Francisco). O MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) e a SRH (Secretaria dos Recursos Hídricos) do Ceará desmentiram a informação falsa.

Em nota ao Aos Fatos, o MDR confirmou que o vídeo mostra a estrutura inicial do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), localizado no município cearense de Jati, e que não há liberação de água pelo canal desde 26 de novembro de 2022. “A entrega de água na região ocorre apenas sob demanda da operadora estadual do Ceará, de acordo com o Plano de Gestão Empresarial da Companhia”, informou a pasta.

A SRH do Ceará informou que os pedidos de água acontecem apenas durante o período chuvoso, entre fevereiro e junho, porque as transferências de água são feitas pelos leitos dos rios, que neste período se encontram com água e facilitam o trânsito do recurso hídrico, além de sofrer menos perdas através da evaporação.

“Neste momento atual não existe liberação de água para o Ceará, pois a mesma não foi solicitada a União. As demandas hídricas do Estado estão sendo atendidas sem a necessidade de transferência de água do PISF.”, diz um trecho da nota enviada pela SRH ao Aos Fatos.

Por telefone, a secretaria questionou o vídeo difundido pelas peças checadas, que teria sido gravado na segunda-feira (16), e o classificou de enganoso, porque “em nenhum momento o reservatório da Barragem do Jati ficou seco ou com baixo aporte de água”. A SRH enviou duas fotos tiradas na terça-feira (17) a cerca de 100 metros do local da gravação, que mostram o canal com água e em situação diferente do que aparece na filmagem enganosa.

Fotos enviadas pela SRH mostram trecho do canal com água a cerca de 100 metros do local onde o vídeo difundido nas redes foi gravado.
Registro. Fotos tiradas pela SRH no dia 17 de janeiro mostram trecho com água a cerca de 100 metros do local onde vídeo difundido nas redes foi gravado, no dia anterior.

O fornecimento de água oriunda do PISF é definida através do POA (Plano Operativo Anual), em que os Estados formalizam o pedido de água para a União, e do PGA (Plano de Gestão Anual), que compila os POAs e define a disponibilidade de água para cada estado.

Manutenção em Pernambuco. O MDR informou que os conjuntos de bombas da Estação EBI-3, do Eixo Norte do PISF, em Salgueiro (PE), tiveram as atividades interrompidas para a realização de manutenção dos equipamentos, que vinham apresentando problemas desde setembro de 2022, quando houve paralisação de um dos conjuntos.

Ainda assim, os reservatórios apresentam capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas, segundo a pasta. As ações para recuperar a capacidade operacional estão em andamento.

Referências:

1. Governo federal
2. Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará
3. YouTube

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.