Não é verdade que Lula criou imposto para tutores de cães

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula instituiu um imposto que será cobrado de todos os tutores de cães do país a partir de 2025. Em busca no DOU (Diário Oficial da União), Aos Fatos não encontrou nenhuma norma que criasse tributo similar. A alegação também foi desmentida pelo Ministério da Fazenda.

Posts nas redes que disseminam a desinformação atingiram milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (22).

Nova lei no Brasil. Quem tiver cachorro em casa vai pagar imposto. Lula acaba de assinar hoje. Isso é a partir de 2025

Vídeo mostra brasão da República Federativa do Brasil sobreposto por texto que desinforma sobre criação de novo imposto.

Posts nas redes mentem ao alegar que uma nova lei assinada pelo presidente Lula teria criado um imposto a ser cobrado de todos os tutores de cães do país a partir de 2025.

Questionado pelo Aos Fatos sobre a existência de norma ou projeto similar, o Ministério da Fazenda desmentiu a alegação, que classificou como “informação falsa". Também não foi possível localizar lei ou proposta com esse teor no DOU e nos sites da Câmara e do Senado.

Há, na verdade, projetos em tramitação no Congresso que pretendem diminuir os impostos pagos por donos de animais de estimação, como o PL 6.631/2009, do ex-deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP). O texto, que inclui despesas veterinárias nas deduções da base de cálculo do imposto de renda, aguarda parecer na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Em busca na imprensa sobre o tema, Aos Fatos encontrou reportagens publicadas nesta semana que fazem referência a um imposto existente em cidades da Alemanha. Em uma delas, um especialista entrevistado afirma que o tributo não seria viável no Brasil.

O caminho da apuração

Aos Fatos questionou o Ministério da Fazenda sobre a alegação presente nas peças desinformativas. Também buscamos por publicações em portais oficiais e na imprensa sobre o tema, localizando a referência ao imposto existente na Alemanha.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

Post engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

falsoPosts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

Posts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

falsoSátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade

Sátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade