🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo é editado para fazer crer que Lula quer exigir comprovante de vacinação em locais de trabalho

Por Milena Mangabeira

10 de maio de 2023, 14h33

É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo passará a exigir o comprovante de vacinação em locais de trabalho, como fazem crer publicações nas redes. As peças de desinformação usam uma versão editada de um discurso do presidente em reunião ministerial no dia 10 de abril. Na ocasião, Lula defendeu a criação de uma norma que exigisse certificado de vacinação apenas aos funcionários e visitantes do Palácio do Planalto.

Publicações que compartilham o trecho do vídeo descontextualizado acumulavam 2 milhões de visualizações no TikTok, 1.000 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (10). O vídeo enganoso também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Ninguém vai trabalhar se não tiver cartão de vacina? Quem é o ditador facista agora?

Vídeo de discurso de Lula é editado para afirmar que governo exigirá comprovante de vacinação para todos os trabalhadores do país

O trecho de um discurso de Lula durante a reunião ministerial dos 100 dias de governo, no dia 10 de abril, tem circulado fora de contexto para afirmar que o governo passará a exigir comprovantes de vacinação em todos os locais de trabalho do país. Na gravação original, o presidente apenas afirma que discutirá com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a confecção de uma norma que determine que os funcionários e visitantes do Palácio do Planalto terão que apresentar o cartão de vacinação para circular no espaço. A situação não se aplica, portanto, a todos os trabalhadores brasileiros.

Confira abaixo o trecho completo do discurso de Lula:

“Aliás, Nísia, eu depois quero conversar com você porque eu vou tomar uma decisão que nesse Palácio não trabalhará ninguém que não tenha cartão de vacina nesse país. Ninguém. Aqui vai entrar… as pessoas terão que ter cartão de vacina. Porque isso vale, inclusive, pras audiências que eu vou dar. É exigir o cartão de vacina para as pessoas aprenderem a, se não se respeitar, respeitar os outros.”

Conforme é possível verificar no DOU (Diário Oficial da União), não foi publicada até o momento qualquer norma que exija a apresentação do cartão de vacinação para circulação no Palácio do Planalto. Também não há decreto ou portaria que estabeleça a necessidade do certificado em locais de trabalho.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Estadão Verifica.

Referências:

1. YouTube (Lula)
2. O Globo
3. Diário Oficial da União

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.