É falso que Lula foi chamado de genocida por manifestantes indígenas em visita a yanomamis

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi chamado de “genocida” por manifestantes durante sua visita à Casa do Índio, em Boa Vista, no último sábado (21). Os cartazes dos indígenas que aparecem nas imagens mostram mensagens críticas ao governo estadual e ao garimpo ilegal, além de pedidos por melhores condições de saúde e educação. Lula foi à região após o governo federal decretar estado de emergência para enfrentar a crise sanitária do povo yanomami.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 31 mil compartilhamentos no Facebook e milhares de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (27).


Selo falso

A cara da raiva, frustração e confusão do Lula ao ser chamado de genocida pelo povo ele acha que o elegeu.

Vídeo de recepção de Lula em Boa Vista circula junto de legenda que sugere, de maneira enganosa, que indígenas o chamaram de ‘genocida’

Um vídeo que mostra a chegada do presidente Lula à Casa do Índio, em Boa Vista, no dia 21 de janeiro, tem sido compartilhado nas redes com uma legenda enganosa que afirma que manifestantes estariam protestando contra o petista e o chamando de “genocida”. As imagens, no entanto, desmentem essa versão: os cartazes que aparecem na cena acusam não o presidente, mas o estado de Roraima de genocida e criticam o garimpo na região.

Outros registros do mesmo momento foram publicados na imprensa e nas redes. Neles, é possível confirmar que as pessoas presentes seguravam cartazes e faziam pedidos por melhores condições de vida (veja exemplos abaixo).

Fotos de cartazes mostram que povo de Roraima criticava o garimpo e chamava o estado de genocida
Cartazes. Indígenas pediam por educação e saúde e criticavam atuação do garimpo e do governo de Roraima (Reprodução/Facebook; Ricardo Stuckert/PR)

Lula foi à Roraima no último sábado (21) para acompanhar os trabalhos dos Ministérios da Saúde e dos Povos Indígenas na região. No dia 16 de janeiro, o governo federal decretou emergência para combater a falta de assistência do povo yanomami, que enfrenta um grave problema com a desnutrição e a malária. Lula encontrou ainda lideranças indígenas e prometeu adotar medidas para garantir a saúde das comunidades.

Contatada, a assessoria do presidente também negou que houve manifestações contra o petista durante a visita à Boa Vista. Em busca na imprensa, há a notícia de que um homem que ameaçou Lula um dia antes da viagem acabou preso pela PF na sexta-feira (20). Aos Fatos não identificou manifestações contra o presidente em nenhum momento da visita.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta