Posts mentem ao atribuir a Lula suspensão de carros-pipa no Nordeste feita por Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que a Operação Carro-Pipa, responsável por abastecer municípios do Nordeste com água, foi paralisada em janeiro de 2023, como afirmam publicações nas redes. A reportagem do SBT News que vem sendo compartilhada com a legenda enganosa foi veiculada originalmente em 28 de novembro de 2022, quando a operação foi suspensa pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) por falta de verbas. O programa está ativo e teve o retorno anunciado em 19 de janeiro deste ano.

O vídeo com o falso contexto já ultrapassa 1,2 milhão de visualizações no TikTok e 500 mil visualizações no Kwai. No Facebook, a peça de desinformação acumula 22 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (31).


Selo falso

Nordeste sem água (29/01/2023). Fonte: SBT News

Posts descontextualizam reportagem do SBT News para sugerir que gestão Lula teria paralisado programa de carros-pipa

Uma reportagem sobre a paralisação da Operação Carro-Pipa no Nordeste, veiculada pelo SBT News no ano passado, tem sido compartilhada nas redes com a legenda enganosa que mostra a data 29 de janeiro de 2023, para sugerir que o corte teria ocorrido já no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vídeo original, no entanto, foi ao ar no dia 28 de novembro de 2022, ainda durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), quando a operação foi suspensa por falta de verbas.

O programa de abastecimento é realizado pelo Exército em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional. Em nota enviada ao colunista do UOL Carlos Madeiro em novembro, o Exército informou que os recursos disponíveis só permitiriam o funcionamento da operação até o dia 16 daquele mês. Após a publicação da nota, a pasta afirmou que conseguiu aprovar crédito suplementar para dar continuidade às ações.

Em dezembro, no entanto, a operação foi mais uma vez interrompida. Segundo o ministério, os recursos para a manutenção do programa teriam sido bloqueados pelo Ministério da Economia. Em alguns estados, como em Alagoas e na Paraíba, o programa foi suspenso devido ao fim dos decretos de emergência relativos à condição de seca.

Leia mais
Nas Redes É falso que carros-pipa voltaram porque Lula desligou bombas d’água no Nordeste

Vale lembrar que o retorno da operação foi anunciado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no dia 19 de janeiro, o que foi corroborado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

A Reuters publicou uma checagem semelhante.

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas