🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts mentem ao atribuir a Lula suspensão de carros-pipa no Nordeste feita por Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

31 de janeiro de 2023, 13h25

Não é verdade que a Operação Carro-Pipa, responsável por abastecer municípios do Nordeste com água, foi paralisada em janeiro de 2023, como afirmam publicações nas redes. A reportagem do SBT News que vem sendo compartilhada com a legenda enganosa foi veiculada originalmente em 28 de novembro de 2022, quando a operação foi suspensa pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) por falta de verbas. O programa está ativo e teve o retorno anunciado em 19 de janeiro deste ano.

O vídeo com o falso contexto já ultrapassa 1,2 milhão de visualizações no TikTok e 500 mil visualizações no Kwai. No Facebook, a peça de desinformação acumula 22 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (31).


Selo falso

Nordeste sem água (29/01/2023). Fonte: SBT News

Posts descontextualizam reportagem do SBT News para sugerir que gestão Lula teria paralisado programa de carros-pipa

Uma reportagem sobre a paralisação da Operação Carro-Pipa no Nordeste, veiculada pelo SBT News no ano passado, tem sido compartilhada nas redes com a legenda enganosa que mostra a data 29 de janeiro de 2023, para sugerir que o corte teria ocorrido já no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vídeo original, no entanto, foi ao ar no dia 28 de novembro de 2022, ainda durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), quando a operação foi suspensa por falta de verbas.

O programa de abastecimento é realizado pelo Exército em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional. Em nota enviada ao colunista do UOL Carlos Madeiro em novembro, o Exército informou que os recursos disponíveis só permitiriam o funcionamento da operação até o dia 16 daquele mês. Após a publicação da nota, a pasta afirmou que conseguiu aprovar crédito suplementar para dar continuidade às ações.

Em dezembro, no entanto, a operação foi mais uma vez interrompida. Segundo o ministério, os recursos para a manutenção do programa teriam sido bloqueados pelo Ministério da Economia. Em alguns estados, como em Alagoas e na Paraíba, o programa foi suspenso devido ao fim dos decretos de emergência relativos à condição de seca.

Leia mais
Nas Redes É falso que carros-pipa voltaram porque Lula desligou bombas d’água no Nordeste

Vale lembrar que o retorno da operação foi anunciado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no dia 19 de janeiro, o que foi corroborado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

A Reuters publicou uma checagem semelhante.

Referências:

1. Facebook (SBT News)
2. UOL (1 e 2)
3. Brasil de Fato
4. Twitter (@randolfeap)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.