🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não disse que irá colocar ‘caminhoneiros em seu devido lugar’

Por Bruna Leite

23 de novembro de 2022, 12h40

Não é verdade que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que irá “colocar os caminhoneiros em seu devido lugar” em janeiro de 2023 e que o G1 publicou reportagem com esse título. O site negou que tenha publicado a reportagem e Aos Fatos não encontrou indícios do texto. Também não há registros de que Lula tenha dito a frase. A falsa manchete é uma montagem sobre uma reprodução do site de 19 de novembro deste ano.

Até esta terça-feira (22), a postagem desinformativa acumulava 12 mil compartilhamentos no Facebook.


Selo falso

Lula diz em janeiro vou colocar caminhoneiros em seu devido lugar o brasil não pode parar!
Reprodução de postagem desinformativa que mente ao dizer que G1 publicou reportagem que afirma que Lula colocaria “caminhoneiros em seu lugar”, o que o presidente eleito nunca disse 

Uma imitação do G1 circula nas redes sociais com uma manchete falsa que atribui ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a frase “em janeiro vou colocar os caminhoneiros em seu devido lugar, o Brasil não pode parar”. Em nota, o site negou que tenha feito a publicação. Em busca pelo texto no Google, o Aos Fatos não o encontrou, e também não há registros de que Lula tenha dado tal declaração.

As peças de desinformação usam uma reprodução de um vídeo veiculado no sábado (19) no Jornal Nacional, que noticia o retorno de Lula ao Brasil após viagens para a COP27 (27ª Conferência do Clima das Nações Unidas) em Sharm El-Sheikh, no Egito, e para Lisboa.

Comparação entre a imagem de Lula usada na peça desinformativa, à esquerda, e a reprodução real do site do G1, com a notícia do retorno do ex-presidente ao Brasil
Comparação. Peça desinformativa usa reprodução de reportagem real veiculada no sábado

Outro indício de manipulação está na estrutura do título da falsa reportagem. O texto que aparece na imagem é “Lula diz em janeiro vou colocar caminhoneiros em seu devido lugar brasil não pode parar”. A pontuação está incorreta, “Brasil” está com letra minúscula e a manchete encerra com ponto de exclamação, padrão que não é usado pelo G1 (confira abaixo).

Texto atribuído ao G1 com frase falsa de Lula tem erros de pontuação e na grafia do nome do país.

A última manifestação do presidente eleito sobre os atos golpistas que bloqueiam estradas do país contra o resultado eleitoral aconteceu em 10 de novembro. Em discurso no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), Lula pediu que os manifestantes voltem para casa e não usem violência contra quem pensa diferente. “Vamos respeitar quem não é igual a gente, quem não pensa como nós. A democracia é isso. É viver democraticamente na diversidade. Não peço para ninguém gostar de mim, só peço para pessoas respeitarem resultado eleitoral porque nós vencemos as eleições”, disse.

Referências:

1. Google (1 e 2)
2. Globo Play
3. G1
4. Extra

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.