Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu ser comunista, como afirmam postagens nas redes. As peças enganosas compartilham uma montagem com dois discursos distintos de Lula para dar a entender que ele teria se declarado comunista.
Publicações com o conteúdo falso acumulavam 3.000 curtidas no Instagram e centenas de visualizações no Kwai até a tarde desta segunda-feira (30).
Atenção! Urgente. O Lula assume o comunismo. E agora meu povo?
Publicações nas redes têm compartilhado uma montagem unindo falas de Lula em momentos distintos para sugerir que o presidente teria se declarado comunista. Na verdade, as gravações originais foram feitas em 2023 e em nenhum momento o petista afirma que ele ou seu governo seriam comunistas.
O primeiro vídeo mostra um discurso de Lula durante um encontro ocorrido em 22 de setembro de 2023 entre o presidente brasileiro e Li Xi, secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China e membro do Comitê Permanente do Politburo.
Na reunião, Lula e Li Xi conversaram sobre as relações econômicas e parcerias estratégicas entre Brasil e China. A montagem tira de contexto a fala inicial de Lula, quando o presidente afirma que o Partido dos Trabalhadores, que ajudou a fundar e ao qual é filiado, tem uma forte relação com o Partido Comunista Chinês. Lula também destacou a importância dos laços comerciais, políticos e culturais entre os dois países.
O segundo vídeo incluído na montagem data de 29 de julho de 2023 durante a Cerimônia de Abertura do 26º Encontro do Foro de São Paulo.
Na ocasião, Lula discursava para partidos e movimentos de esquerda e afirmou que não se sente ofendido ao ser chamado de comunista — segundo ele, ofensa seria ser denominado como nazista ou terrorista. Em nenhum momento, porém, o presidente assumiu que ele ou seu governo seriam comunistas.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Comprova.
O caminho da apuração
Aos Fatos inseriu as falas do presidente em mecanismos de busca para encontrar as declarações originais. Depois de encontradas, verificamos o conteúdo dos discursos e concluímos que Lula não assumiu ser comunista nos momentos utilizados pela montagem.