É falso que Lula anunciou prisão exclusiva para pessoas de direita

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula (PT) anunciou a construção de um presídio exclusivo para pessoas de direita no Nordeste, como afirmam publicações nas redes. Procurado pelo Aos Fatos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública negou a alegação. Ainda que fosse implementada, uma medida similar poderia ser considerada inconstitucional, já que viola a liberdade de associação política.

O conteúdo enganoso acumulava ao menos 150 mil visualizações no TikTok. As peças também circularam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos posts (fale com a Fátima).

Nova prisão para exclusiva para a direita está sendo construída. Prisão exclusiva para pessoas de direita

Print de uma publicação no TikTok onde lê-se ‘Nova prisão para exclusiva para a direita está sendo construída. Prisão exclusiva para pessoas de direita’. O post conta com uma imagem do presidente Lula segurando uma caneta e se abaixando para assinar algo. Ele é um homem branco de cabelos grisalhos vestindo um terno azul e uma faixa presidencial em tons de amarelo e verde.

Publicações nas redes mentem ao afirmar que Lula teria anunciado a construção de um presídio federal destinado unicamente a pessoas de direita. Além de não haver qualquer informação do tipo nos canais oficiais do governo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública negou as alegações.

Procurada pelo Aos Fatos, a pasta afirmou que os critérios de admissão dos detentos atendem à Lei de Execuções Penais e à lei 11.671/2008, regulamentada pelo decreto 6.877/2009. Segundo o ministério, “a posição ideológica não é um critério considerado para a admissão de um criminoso em um presídio federal”.

Em busca nas redes e em portais oficiais, a reportagem também não encontrou notícias sobre nenhum projeto para a construção de um novo presídio federal em estados do Nordeste.

A criação de um presídio exclusivo para determinado ponto do espectro político também contraria os princípios previstos na Constituição, que garante a liberdade de expressão e proíbe a discriminação por motivos políticos.

As peças desinformativas integram uma teoria conspiratória de perseguição à direita impulsionada por Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. Recentemente, o ex-presidente publicou um vídeo atacando a Lei da Ficha Limpa, alegando que a medida “serve apenas para isso: perseguir a direita e ponto final” — o que é falso.

Esta publicação também foi checada pelo Estadão Verifica.

O caminho da apuração

Aos Fatos questionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que negou as alegações. Também buscamos informações sobre o tema nos canais oficiais do governo.

Referências

  1. Planalto (1, 2, 3 e 4)
  2. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

O que é a PEC da Segurança, defendida por Lula após operação no Rio

O que é a PEC da Segurança, defendida por Lula após operação no Rio

falsoDino não defendeu desmilitarização das polícias após operação no Rio de Janeiro

Dino não defendeu desmilitarização das polícias após operação no Rio de Janeiro

Cláudio Castro desinforma sobre pedido de GLO e investimentos no combate ao crime

Cláudio Castro desinforma sobre pedido de GLO e investimentos no combate ao crime

fátima
Fátima