🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula comentou com Arthur Lira que não teria vencido a eleição

Por Marco Faustino

3 de janeiro de 2023, 15h18

É falso que durante a cerimônia de posse, no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse “nunca que eu ia ganhar a eleição”, como alegam posts que atribuem a frase falseada a uma suposta confissão de derrota na eleição deste ano. Lula, na realidade, faz uma brincadeira com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ao dizer “nunca queira ganhar a eleição”, diante da quantidade de documentos a serem assinados.

Publicações com a alegação enganosa acumulavam 20 mil compartilhamentos no Facebook e 5.000 curtidas no Instagram nesta terça-feira (3).


Selo falso

[Lula] confessou o crime. ‘Nunca que eu ia ganhar a eleição’, diz Lula

Legenda embutida em vídeo engana ao dizer que Lula confessou ter perdido o pleito de 2022 ao dizer que nunca iria ganhar a eleição, o que é falso

O presidente Lula não disse “nunca que ia ganhar a eleição” durante a sessão solene que formalizou a sua posse, no Congresso Nacional, no domingo (1º). Os posts nas redes sociais que compartilham um trecho da cerimônia com a falsa legenda sugerem que o petista teria, assim, confessado não ter ganhado a eleição.

Na realidade, Lula diz ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que estava sentado à direita dele, momentos após assinar o termo de posse e assumir a Presidência: “É, rapaz, nunca queira ganhar a eleição”. Fica claro, na transmissão original, que se trata de uma brincadeira em razão da quantidade de papéis que foi necessário assinar. O trecho pode ser conferido em 1h12m44s, em gravação disponível no site Metrópoles. É possível ouvir o som da letra “r”, presente na palavra “queira”, mas que não existe ao ser pronunciado “que ia”.

Após assinar o primeiro documento, Lula vira à esquerda, em direção ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na tentativa de lhe entregar a caneta, mas é surpreendido por outro papel a ser assinado. Nesse momento, Lula diz: “Ah, caramba”. Então, prestes a assinar o sexto documento, de um total de oito, Lula diz a Lira, em tom de descontração, a frase distorcida pelas peças desinformativas.

O Aos Fatos tentou contato com a assessoria do presidente Lula, mas não houve resposta até a publicação desta checagem. A Reuters publicou checagem semelhante.

Referências:

1. YouTube

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.