🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2024. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Leilane Neubarth chamou apoiadores de Bolsonaro de cachorros

Por Marco Faustino

5 de janeiro de 2024, 16h03

Não é verdade que a jornalista Leilane Neubarth, da GloboNews, tenha chamado os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de cachorros, como alegam publicações nas redes. O trecho difundido pelas peças de desinformação foi editado para enganar. Na versão original, a apresentadora faz uma piada sobre os animais de estimação do presidente da Argentina, Javier Milei — tutor de cinco cães clonados —, ao comentar sobre os pacotes de medidas apresentados pelo governante.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 21 mil visualizações no Kwai, 1.100 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok e no Telegram até a tarde desta sexta-feira (5).


Selo falso

Leilane Neubarth da Globonews nos chamou [apoiadores de Bolsonaro] de cachorro

Posts difundem trecho editado de programa da Globonews para alegar que jornalista Leilane Neubarth chamou apoiadores de Bolsonaro de cachorros

Publicações nas redes têm compartilhado um trecho editado do programa Estúdio i, da GloboNews, de 28 de dezembro de 2023, para fazer crer que a jornalista Leilane Neubarth chamou os apoiadores do ex-presidente Bolsonaro de cachorros. Isso, no entanto, nunca ocorreu.

No trecho original do programa, a jornalista conversa com o comentarista Octavio Guedes sobre as propostas apresentadas pelo recém-empossado presidente argentino, Javier Milei. Em determinado momento, Neubarth questiona, em tom de brincadeira, se a medida que institui que juízes deverão usar toga e martelo foi sugerida a Milei por seus pelos animais de estimação — o argentino tem cinco cachorros que são resultado de clonagem, a quem já atribuiu inclusive a sugestão para que se candidatasse à Presidência.

Confira abaixo o trecho completo do programa:

Leilane Neubarth: Otávio quer falar sobre as mudanças na Argentina, porque são muitas mudanças. O que mais te impressionou, de tudo que ele tá propondo aí? Essa coisa da toga?

Octavio Guedes: Esse projeto Clodovil de como é que vai se vestir o juiz. Agora assim, os argentinos estão até no lucro, porque a extrema-direita argentina quer se meter na roupa. Aqui no Brasil, a extrema-direita, o Bolsonaro pediu que aviões da FAB voassem para quebrar os vidros do Supremo, estimulou passeata de gente com Ku Klux Klan, vestido de Ku Klux Klan, aquela Sara Winter, para ameaçar o STF. Então assim… Acampamentos para destruir o STF…

Leilane Neubarth: Você acha que foram os cachorros dele [Milei] que sugeriram essa medida da volta da toga?

Leia mais
Nas Redes É de 2017, não atual, vídeo em que manifestantes atiram pedras contra polícia na Argentina

São frequentes nas redes peças de desinformação que tiram de contexto trechos de programas para atacar ou atribuir falsas declarações a jornalistas. No ano passado, por exemplo, Aos Fatos desmentiu publicações que distorciam uma declaração de Renata Lo Prete para alegar que a apresentadora teria atribuído o alto número de mortes na Faixa de Gaza durante o conflito entre Hamas e Israel ao fato de que a população palestina teria muitos filhos.

Referências:

1. GloboNews
2. O Globo
3. O Estado de S. Paulo
4. The New York Times
5. Folha de Pernambuco
6. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.