Não é verdade que o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter compareceu acamado ao primeiro dia de votação no estado da Geórgia. Posts nas redes sociais tiram de contexto um vídeo de duas semanas atrás, quando o político comemorou seu 100º aniversário.
Publicações que tiravam o vídeo de contexto acumulavam mais de 300 mil visualizações no X até a tarde desta quarta-feira (16).
“ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Jimmy Carter chegou ao primeiro dia de votação antecipada na Geórgia. Sua família declarou que ele votará em Harris.”
Publicações nas redes sociais divulgam vídeo do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter deitado em uma cadeira de rodas no meio de um gramado, cercado de pessoas, como se fosse o registro dele indo votar nas eleições americanas. Na verdade, a gravação mostra a comemoração do centenário do político, que ocorreu duas semanas atrás.
O episódio foi reportado por emissoras e portais de notícia locais, como a CBS News.
O vídeo passou a circular fora de contexto nesta terça-feira (15), durante o primeiro dia de votação presencial no estado da Geórgia, onde fica o asilo em que mora o ex-presidente. Na região já é possível votar pelo correio desde o dia 7 de outubro. Desta forma, Carter não precisaria comparecer aos colégios eleitorais para votar.
O ex-presidente afirmou a familiares, durante a comemoração do centenário, que este ano pretende votar em Kamala Harris para a Presidência.
Outras alegações falsas sobre o voto de Carter têm circulado desde o início do mês nos Estados Unidos e foram desmentidas pelo USA Today.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma busca reversa de trechos do vídeo e encontrou a gravação original, constatando que os posts estavam tirando as imagens de contexto. Também buscamos informações na imprensa para contextualizar o cenário das eleições nos Estados Unidos.