É falso que a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, disse que não esteve com a congênere brasileira, Rosângela da Silva,porque não é obrigada a se encontrar com quem “não simpatiza”, como é dito em vídeo que viralizou. Não há nenhuma declaração do tipo nas redes sociais de Jill ou na imprensa. Porta-vozes da Casa Branca informaram que a primeira-dama passou mal e cancelou todos os eventos marcados no dia 10 de fevereiro, não só o encontro com Janja, que acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita à Casa Branca.
O vídeo desinformativo acumulava mais de 80 mil visualizações no Kwai e 2.500 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (17).
Ela [Jill Biden] disse o seguinte: ‘Eu não sou obrigada a me encontrar com quem eu não me simpatizo. Mesmo sendo primeira-dama, eu tenho direito como pessoa a escolher com quem vou me relacionar’.
Posts nas redes enganam ao dizer que a primeira-dama Jill Biden teria divulgado uma nota na qual explicaria que não se encontrou com Janja na última sexta-feira (10) porque “não simpatiza” com a primeira-dama brasileira. Não há mensagem semelhante nas redes sociais da primeira-dama americana ou na imprensa.
O casal presidencial viajou para os Estados Unidos no dia 9 de fevereiro. Janja tinha um encontro marcado com a mulher de Biden no dia seguinte, mas Jill cancelou o evento porque passou mal. Segundo a Casa Branca, a primeira-dama fez um teste de Covid-19, que resultou negativo.
No mesmo dia, Jill iria almoçar com cônjuges de governadores americanos, mas também cancelou. A porta-voz da primeira-dama deu a mesma justificativa à CNN, de que ela se sentiu indisposta.
Apesar de não ter encontrado Jill, Janja recebeu um presente dela. A primeira-dama brasileira publicou no Twitter a foto de um buquê de flores enviado por Jill junto com a mensagem: “O presidente e eu estamos honrados em recebê-los em Washington e esperamos que tenham uma ótima estadia”.
Thanks Jill! pic.twitter.com/Ex1ETkE9Bg
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) February 10, 2023
Desde a visita de Lula e Janja aos Estados Unidos, a primeira-dama brasileira tem sido alvo de ataques nas redes. Algumas publicações zombam ou fazem teorias sobre o cancelamento do encontro com Jill Biden, como a publicação checada. Outras sugerem que Janja teria traído o marido com o presidente americano e usam até montagens para defender a tese mentirosa.
Essa peça de desinformação também foi desmentida pela Reuters.