É falso que Jill Biden disse que não se encontrou com Janja porque ‘não simpatiza’ com ela

Por Luiz Fernando Menezes

17 de fevereiro de 2023, 17h14

É falso que a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, disse que não esteve com a congênere brasileira, Rosângela da Silva,porque não é obrigada a se encontrar com quem “não simpatiza”, como é dito em vídeo que viralizou. Não há nenhuma declaração do tipo nas redes sociais de Jill ou na imprensa. Porta-vozes da Casa Branca informaram que a primeira-dama passou mal e cancelou todos os eventos marcados no dia 10 de fevereiro, não só o encontro com Janja, que acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita à Casa Branca.

O vídeo desinformativo acumulava mais de 80 mil visualizações no Kwai e 2.500 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (17).


Selo falso

Ela [Jill Biden] disse o seguinte: ‘Eu não sou obrigada a me encontrar com quem eu não me simpatizo. Mesmo sendo primeira-dama, eu tenho direito como pessoa a escolher com quem vou me relacionar’.

Homem mente ao dizer que Jill Biden disse que não se encontrou com Janja por falta de simpatia

Posts nas redes enganam ao dizer que a primeira-dama Jill Biden teria divulgado uma nota na qual explicaria que não se encontrou com Janja na última sexta-feira (10) porque “não simpatiza” com a primeira-dama brasileira. Não há mensagem semelhante nas redes sociais da primeira-dama americana ou na imprensa.

O casal presidencial viajou para os Estados Unidos no dia 9 de fevereiro. Janja tinha um encontro marcado com a mulher de Biden no dia seguinte, mas Jill cancelou o evento porque passou mal. Segundo a Casa Branca, a primeira-dama fez um teste de Covid-19, que resultou negativo.

No mesmo dia, Jill iria almoçar com cônjuges de governadores americanos, mas também cancelou. A porta-voz da primeira-dama deu a mesma justificativa à CNN, de que ela se sentiu indisposta.

Leia mais
Nas Redes É falso que Biden chamou Lula de mentiroso em encontro na Casa Branca
Nas Redes Vídeo mostra protesto contra ministros do STF e Temer nos EUA, não contra Lula

Apesar de não ter encontrado Jill, Janja recebeu um presente dela. A primeira-dama brasileira publicou no Twitter a foto de um buquê de flores enviado por Jill junto com a mensagem: “O presidente e eu estamos honrados em recebê-los em Washington e esperamos que tenham uma ótima estadia”.

Desde a visita de Lula e Janja aos Estados Unidos, a primeira-dama brasileira tem sido alvo de ataques nas redes. Algumas publicações zombam ou fazem teorias sobre o cancelamento do encontro com Jill Biden, como a publicação checada. Outras sugerem que Janja teria traído o marido com o presidente americano e usam até montagens para defender a tese mentirosa.

Essa peça de desinformação também foi desmentida pela Reuters.

Referências:

1. Twitter (@FLOTUS)
2. Instagram (@flotus)
3. Facebook (First Lady Dr. Jill Biden)
4. Presidência da República
5. G1
6. Twitter (@Emilygoodin)
7. CNN
8. Twitter (@JanjaLula)
9. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.