Não é verdade que a primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, foi barrada em um aeroporto russo por estar carregando 200 malas de dinheiro. Aos Fatos não encontrou registros do caso na imprensa ou em canais oficiais.
O conteúdo falso acumulava centenas de curtidas no Instagram e cerca de 130 mil visualizações no Kwai até a tarde desta segunda-feira (12).
Mais de 200 malas de dinheiro, faz L. Janja foi barrada no aeroporto da Rússia com malas de dinheiro!!

Publicações nas redes mentem ao afirmar que Janja teria sido barrada em um aeroporto da Rússia por carregar mais de 200 malas de dinheiro. Não há qualquer registro sobre o caso na imprensa e nos canais oficiais brasileiros e russos.
À convite do governo russo, a primeira-dama integrou a comitiva presidencial durante a visita de Lula ao país. A viagem teve caráter institucional e não há qualquer indício, informação ou denúncia de que ela tenha sido barrada em algum momento.
Em nota ao Aos Fatos, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República explicou que a viagem de Janja foi realizada "dentro dos trâmites legais" em uma aeronave da FAB : "rejeitamos categoricamente a invenção absurda de que teria sido levada uma 'elevada quantidade de malas', bem como qualquer menção a incidentes com a bagagem — nada disso ocorreu, nem foi registrado por qualquer autoridade responsável".
Além de acompanhar a agenda oficial do presidente no país, Janja participou de agendas relacionadas à educação e cultura. Ela também promoveu a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa em que está envolvida desde o encontro do G20 no Rio de Janeiro.
Recentemente, Aos Fatos desmentiu boatos alegando que o avião de comitiva de Lula levava dinheiro que seria depositado no Banco do Vaticano. No entanto, além de não haver qualquer registro ou denúncia oficial do caso, a instituição financeira não atende civis — apenas entidades ligadas à Igreja Católica.
Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org.
O caminho da apuração
Aos Fatos buscou informações na imprensa nacional e internacional, bem como nos canais oficiais dos governos brasileiro e russo. Também contextualizamos o caso a partir de peças similares já checadas e informações oficiais sobre a viagem de Lula à Rússia.
Esta checagem foi atualizada às 13h05 do dia 13.mai.2025 para acrescentar a nota da Secom sobre o caso.