🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que vídeo mostra integrante do MST ‘infiltrado’ quebrando vidraças em Brasília

Por Bruna Leite

10 de janeiro de 2023, 15h58

Não é verdade que um integrante do MST (Movimento dos Sem Terra) foi filmado quebrando vidraças em Brasília durante os atos de terrorismo promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8). O vídeo compartilhado com a falsa descrição foi gravado na China, por uma empresa de vidros chamada Glass Laminating Machine, que fez a publicação com o conteúdo no TikTok na sexta (6). A assessoria do MST também desmentiu que o homem no vídeo faça parte do movimento.

Até esta terça-feira (10), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava ao menos 600 mil visualizações e 36 mil compartilhamentos no Facebook, e contava com 58 mil visualizações no TikTok.


Selo falso

INFORMAÇÕES DÃO CONTA QUE O NOME DESSE INFILTRADO É HUGO E PERTENCE AO MST. A POLÍCIA JÁ ESTÁ DE POSSE DESSE VÍDEO. E A GLOBO CONTINUA COM SUA POLÍTICA MENTIROSA E SENSACIONALISTA EM CIMA DOS PATRIOTAS RECLAMAM INDIGNADOS ALGUNS CIDADÃOS

Reprodução de postagem que engana ao dizer que vídeo de vidros sendo quebrados são gravações dos atos terroristas em Brasília 

Posts nas redes enganam ao compartilhar um vídeo em que um homem aparece quebrando vidraças como se mostrasse um integrante do MST chamado Hugo que estaria infiltrado entre os bolsonaristas que invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília no domingo (8).

O vídeo original foi publicado pela Glass Lamination Machine, empresa chinesa de troca de vidros em empresas, e está no ar desde sexta-feira (6). A empresa afirma que a imagem se trata de uma reparação de vidros rápida, que pode ser aplicada a portas e janelas.

@glasslaminatingmachine Glass replacement work,so fast👍#glass works#glass window and door#laminated glass #tempered ♬ original sound - Lisa Lee

Em nota, o MST também desmentiu que o homem pertença ao movimento.

Desde o início da repressão dos atos de vandalismo em Brasília, grupos bolsonaristas tentam emplacar versões de que infiltrados da esquerda seriam responsáveis pela violência e depredação, como mostrou Aos Fatos.

Referências:

1. Folha de S.Paulo
2. Aos Fatos (1 e 2)
3. TikTok (@LisaLee)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.