É falso que governo Lula cobrará taxa ambiental sobre carros com mais de 20 anos

Compartilhe

Não é verdade que o g1 noticiou que o governo federal estuda a implementação de uma taxa ambiental sobre veículos com mais de 20 anos de uso. Por telefone, o Ministério da Fazenda desmentiu que tal taxa vá ser criada. Em uma conversa com jornalistas na manhã desta terça-feira (14), o ministro Fernando Haddad também negou a veracidade das alegações.

O conteúdo enganoso foi enviado por leitores do Aos Fatos à Fátima, nossa robô checadora (fale com a Fátima). As postagens mentirosas acumulavam centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no X (ex-Twitter) até a tarde desta terça-feira (14), além de circular no Facebook.

Governo Federal estuda taxa ambiental veicular, entenda: governo anuncia nova taxa ambiental para veículos com mais de 20 anos de uso.

Post simula portal g1 com uma notícia falsa de que o governo federal estuda criar uma taxa ambiental veicular para veículos com mais de 20 anos.

O site de notícias g1 não noticiou que o governo federal estuda criar uma taxa ambiental que será aplicada aos veículos automotores com mais de 20 anos de uso. Por telefone, o Ministério da Fazenda desmentiu a alegação envolvendo a falsa taxa. O ministro Fernando Haddad, em conversa com jornalistas na manhã desta terça-feira (14), também negou que esteja em análise esse tipo de taxação.

Haddad afirmou desconhecer qualquer informação relacionada à suposta taxação ambiental para veículos fabricados há mais de 20 anos e classificou a alegação como “claramente uma fake news” (veja abaixo). O ministro ainda reiterou que vem sendo vítima de diversos ataques de desinformação, que aumentaram após decisões de big techs, como a Meta, em reduzir o investimento no combate à desinformação.

Aos Fatos ainda fez uma busca avançada no Google usando as palavras-chave “taxa veicular ambiental” e não encontrou qualquer matéria com título exato ou similar ao compartilhado pelas peças enganosas. A mesma busca também foi feita no g1, sem resultados da suposta notícia.

A reportagem entrou em contato por email com a Supervisão Executiva de Comunicação da Globo, mas não obteve retorno até o momento da publicação.

O que, de fato, está em tramitação é a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 72/2023, apresentada pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG) e aprovada pelo Senado, que isenta o pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por veículos terrestres de passageiros com 20 anos ou mais de fabricação.

O texto foi enviado à Câmara dos Deputados, teve parecer favorável do relator Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e aguarda votação em plenário.

Na última semana, peças desinformativas sobre pautas econômicas dominaram o cenário nas redes. Aos Fatos desmentiu, por exemplo, uma falsa taxação pela Receita Federal de transferências via Pix acima de R$ 5.000 e um vídeo manipulado por inteligência artificial que atribuiu ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, frases enganosas sobre taxação de pets e grávidas.

O caminho da apuração

Aos Fatos entrou em contato com o Ministério da Fazenda por email e por telefone. Também ouvimos a entrevista do ministro Fernando Haddad desmentindo a criação da suposta taxa e procuramos o g1 por email.

Realizamos buscas avançadas no Google e no g1, e não identificamos qualquer referência à suposta taxa ambiental. Por fim, a reportagem usou informações disponíveis no Senado e na Câmara dos Deputados sobre projetos relacionados aos veículos com mais de 20 anos em tramitação.

Referências

  1. Instagram (Metrópoles)
  2. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)
  3. Google
  4. g1
  5. Câmara dos Deputados (1 e 2)
  6. Senado Federal

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

Bolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

falsoImagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

Imagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

falsoEstudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19

Estudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19