É falso que governo Lula aumentou imposto sobre herança para 40%

Compartilhe

Não é verdade que o governo Lula aumentou para 40% o imposto sobre heranças no Brasil. Promulgada em dezembro de 2023, a reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional prevê que a alíquota do ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação) será progressiva a depender do valor da herança, mas respeitando o teto atual de 8% para a base de cálculo.

Publicações com o conteúdo falso acumulavam centenas de curtidas no Instagram e cerca de 20 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (19).

Em todos os países que tem esse regime maldito, quem nasce pobre tem que morrer pobre, por isso eles tacam as heranças em 40%...

Vídeo no qual uma mulher não identificada afirma que o governo brasileiro passará a taxar heranças em 40%, o que é falso.

Publicações nas redes sociais mentem ao afirmar que o governo Lula aumentou para 40% o imposto sobre heranças no Brasil. A reforma tributária de fato aprovou mudanças na alíquota do ITCMD, mas nenhuma delas prevê os 40% citados pelas peças enganosas.

Atualmente, cada estado tem regras próprias para definir a porcentagem para o tributo, que tem teto de 8%. A proposta aprovada pela reforma torna a alíquota do ITCMD progressiva entre 2% e 8%, a depender do valor da herança — um mecanismo que já era adotado por estados como Rio de Janeiro e Ceará.

Ou seja: não há nenhuma regra definindo estabelecendo alíquota de 40% para o imposto sobre heranças.

Na verdade, o imposto sobre heranças pode chegar a 40% nos Estados Unidos. No entanto, a alíquota máxima prevista pela legislação americana raramente é alcançada, visto que há uma regra que isenta patrimônios de até US$ 13,61 milhões, o equivalente a R$ 73,72 milhões na cotação atual. Para aqueles que não se enquadram na isenção, a taxa federal varia entre 18% a 40%.

Desde julho do ano passado, quando a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que regulamenta a reforma tributária, Aos Fatos já desmentiu uma série de publicações sobre o tema (aqui, aqui e aqui). O próprio direito à herança já foi alvo de desinformação, com peças alegando que ele havia sido abolido — o que é falso.

O caminho da apuração

Aos Fatos consultou o texto da reforma tributária aprovado no Congresso e comparou-os com as postagens enganosas. Também buscamos informações na imprensa sobre o que foi aprovado. Por fim, utilizamos checagem já feita pelo Aos Fatos sobre outro conteúdo desinformativo a respeito do direito de herança.

Referências

  1. UOL
  2. Estadão
  3. Câmara dos Deputados
  4. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)

Compartilhe

Leia também

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

falsoÉ falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’

É falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’