🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que governo Lula cancelou Bolsa Família de 30% dos beneficiários

Por Luiz Fernando Menezes

17 de maio de 2023, 17h50

Não é verdade que o governo Lula (PT) cortou o Bolsa Família de 5,5 milhões de pessoas, o que representa 30% de todos os beneficiários do programa, como afirmam publicações nas redes. Em maio deste ano, 21,2 milhões de famílias receberam uma parcela do auxílio. Esse número é apenas 1,8% menor do que o registrado em dezembro de 2022, último mês do governo de Jair Bolsonaro (PL), quando 21,6 milhões de famílias foram contempladas com o benefício.

As publicações enganosas têm circulado principalmente no Instagram, plataforma em que acumulam cerca de 4.000 curtidas.


Selo falso

O governo Lul4 cancelou o bolsa família de 5,5 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 30% de todos os beneficiados.

Post mente ao dizer que governo cancelou o Bolsa Família de 30% dos beneficiários

São enganosas as publicações que afirmam que o governo Lula teria suspendido o pagamento do Bolsa Família a mais de 5,5 milhões de pessoas, o equivalente a 30% dos beneficiários. Em dezembro de 2022, segundo dados divulgados pelo antigo Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil foi entregue a 21,6 milhões de famílias. Já em maio deste ano, 21,2 milhões de famílias receberam o Bolsa Família. Isso significa que houve uma queda de 1,8%, e não 30%, no número de beneficiados pelo programa entre hoje e o fim do governo Bolsonaro.

As publicações provavelmente distorcem uma estimativa feita pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), em entrevista à CNN Brasil em março deste ano. Segundo ele, o governo pretende atualizar o CadÚnico (Cadastro Único) para cortar o benefício de cerca de 5,5 milhões de pessoas que possuem cadastro irregular. Auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União) na base de dados do governo voltada para programas sociais apontou na última segunda-feira (15) que de fato havia inconsistências no cadastro de 5,5 milhões de pessoas.

Leia mais
Nas Redes Mulher invadiu palco de Lula para reivindicar direitos de quilombo, não para criticar suposto corte do Bolsa Família

Em fevereiro, a pasta também anunciou que 1,5 milhão de beneficiários seriam excluídos do programa no mês seguinte por possuírem renda acima do limite legal previsto, de R$ 218 mensais por pessoa. No mesmo período, no entanto, outras 700 mil novas famílias foram incluídas. Em março, o total de beneficiados chegou a 21,1 milhões.

Outra medida implementada pelo MDS em abril suspendeu o pagamento a 1,2 milhão de indivíduos que se cadastraram como famílias unipessoais no segundo semestre de 2022. A pasta deu um prazo de 60 dias para que essas pessoas atualizem suas informações e provem que se encaixam nos critérios de elegibilidade ao auxílio. Mesmo com as exclusões, o número de beneficiários se manteve em 21,2 milhões, graças à inclusão de novas famílias.

Referências:

1. Ministério do Desenvolvimento Social (1, 2, 3, 4 e 5)
2. Ministério da Cidadania
3. CNN Brasil
4. IG
5. EBC

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.