É falso que governo federal não ajudou a combater incêndios em SP

Compartilhe

Não é verdade que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o único a enviar ajuda para os municípios atingidos pelos incêndios que afetaram o interior do estado. O governo federal mobilizou uma série de ações para ajudar no combate ao fogo, como o envio de aeronaves para monitorar e auxiliar áreas atingidas, o envio de equipamentos de engenharia do Exército e o reforço de pessoal.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 135 mil curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (26).

Nem Lula, nem Boulos, nem Marina e nem Janja, só o nosso Tarcísio está mandando socorro

Posts mentem ao alegar que somente Tarcísio de Freitas mobilizou ações de combate às queimadas em SP

Publicações nas redes mentem ao afirmar que o governo de São Paulo está atuando sozinho no combate à onda de incêndios que atingiu o interior do estado e deixou 48 cidades em estado de alerta máximo. O Executivo federal também adotou uma série de ações para auxiliar no enfrentamento às queimadas, como:

  • envio de aeronaves para combater e o monitorar o avanço do fogo;
  • envio de caminhões-pipa e viaturas;
  • mobilização de equipes de engenharia para a realização de aceiros (remoção de uma faixa de vegetação em um terreno próximo a propriedades rurais e áreas de mata para impedir propagação de incêndios);
  • reforço de pessoal;
  • envio de equipamentos de engenharia, como trator de esteiras, carregadeira de rodas e outros.

O próprio governador Tarcísio de Freitas afirmou, em entrevista à GloboNews, que o governo federal forneceu apoio “desde o primeiro momento”: “A partir do acionamento, nós tivemos uma pronta resposta, toda solidariedade também, o envio de equipamentos, sobretudo das Forças Armadas, que foram muito importantes no combate aos incêndios”.

Na última sexta-feira (23), o governo de São Paulo decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios devido a incêndios florestais. Até o momento, foram confirmados ao menos 66 feridos e dois mortos. Mais de 800 pessoas tiveram de abandonar suas casas.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou que o governo acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Uma das hipóteses é que tenha ocorrido uma ação similar ao “dia do fogo”, quando criminosos queimaram intencionalmente mais de 470 propriedades rurais no norte do país.

O caminho da checagem

Inicialmente, Aos Fatos buscou informações sobre o combate aos incêndios no site do governo federal e confirmou que há uma série de ações em curso, como o envio de equipamentos e o reforço de pessoal.

Procurando declarações do governo de São Paulo sobre o tema, encontramos uma entrevista à GloboNews em que o governador Tarcísio de Freitas confirma ter recebido ajuda do governo Lula.

Compartilhe

Leia também

falsoMusk não comentou sobre desbloqueio do X no Brasil nem denunciou ‘jogo sujo’ da Justiça em discurso

Musk não comentou sobre desbloqueio do X no Brasil nem denunciou ‘jogo sujo’ da Justiça em discurso

falsoÉ mentira que avião de Lula demorou para pousar após pane porque presidente estava bêbado

É mentira que avião de Lula demorou para pousar após pane porque presidente estava bêbado

falsoPosts compartilham vídeo gravado na China como se fosse registro da passagem do furacão Milton pelos EUA

Posts compartilham vídeo gravado na China como se fosse registro da passagem do furacão Milton pelos EUA