Não é verdade que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o único a enviar ajuda para os municípios atingidos pelos incêndios que afetaram o interior do estado. O governo federal mobilizou uma série de ações para ajudar no combate ao fogo, como o envio de aeronaves para monitorar e auxiliar áreas atingidas, o envio de equipamentos de engenharia do Exército e o reforço de pessoal.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 135 mil curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (26).
Nem Lula, nem Boulos, nem Marina e nem Janja, só o nosso Tarcísio está mandando socorro
Publicações nas redes mentem ao afirmar que o governo de São Paulo está atuando sozinho no combate à onda de incêndios que atingiu o interior do estado e deixou 48 cidades em estado de alerta máximo. O Executivo federal também adotou uma série de ações para auxiliar no enfrentamento às queimadas, como:
- envio de aeronaves para combater e o monitorar o avanço do fogo;
- envio de caminhões-pipa e viaturas;
- mobilização de equipes de engenharia para a realização de aceiros (remoção de uma faixa de vegetação em um terreno próximo a propriedades rurais e áreas de mata para impedir propagação de incêndios);
- reforço de pessoal;
- envio de equipamentos de engenharia, como trator de esteiras, carregadeira de rodas e outros.
O próprio governador Tarcísio de Freitas afirmou, em entrevista à GloboNews, que o governo federal forneceu apoio “desde o primeiro momento”: “A partir do acionamento, nós tivemos uma pronta resposta, toda solidariedade também, o envio de equipamentos, sobretudo das Forças Armadas, que foram muito importantes no combate aos incêndios”.
Na última sexta-feira (23), o governo de São Paulo decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios devido a incêndios florestais. Até o momento, foram confirmados ao menos 66 feridos e dois mortos. Mais de 800 pessoas tiveram de abandonar suas casas.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou que o governo acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Uma das hipóteses é que tenha ocorrido uma ação similar ao “dia do fogo”, quando criminosos queimaram intencionalmente mais de 470 propriedades rurais no norte do país.
O caminho da checagem
Inicialmente, Aos Fatos buscou informações sobre o combate aos incêndios no site do governo federal e confirmou que há uma série de ações em curso, como o envio de equipamentos e o reforço de pessoal.
Procurando declarações do governo de São Paulo sobre o tema, encontramos uma entrevista à GloboNews em que o governador Tarcísio de Freitas confirma ter recebido ajuda do governo Lula.