São enganosos os posts que fazem crer que o governo federal decidiu encerrar a Operação Carro-Pipa e que, no mesmo dia da decisão, a primeira-dama Janja exibiu a nova cascata artificial da Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República. A Operação Carro-Pipa foi interrompida por apenas dois dias, e post de Janja foi publicado antes da interrupção do serviço.
As publicações com o conteúdo enganoso somavam mais de 35 mil curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (4).
No mesmo dia [25/11] que o governo Lula decide cortar a Operação Carro-Pipa, deixando 270 mil pessoas sem água no sertão da Paraíba, a primeira-dama Janja aparece na mídia mostrando sua nova cascata artificial no jardim da Granja do Torto
Posts fazem crer que o governo federal decidiu cortar em definitivo a operação Carro-Pipa e que no mesmo dia da decisão Janja mostrou foto da nova cascata artificial na Granja do Torto. Tudo isso é falso.
No dia 24 de novembro, Janja exibiu nos stories do Instagram — modalidade em que posts só ficam no ar por 24 horas — a nova cascata artificial na Granja do Torto. Questionada pelo Estadão, a Casa Civil não informou o custo da obra, que segundo a pasta já estava prevista em contrato de manutenção.
No dia seguinte (25), o g1 informou que o Exército havia suspendido a distribuição de água nos municípios da Paraíba atendidos pela Operação Carro-Pipa. A suspensão atingiu pipeiros autônomos que atendem 140 mil pessoas — cerca de metade da população impactada no estado.
A interrupção teria afetado outros cinco estados do Nordeste atendidos pelo programa, segundo o UOL.
O Exército, no entanto, avisou três dias antes que iria suspender a operação em 25 de novembro porque não tinham chegado os recursos destinados ao programa pelo governo federal. O Exército recebe valores do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para contratar carros-pipa.
Em 26 de novembro, o MIDR anunciou a liberação de R$ 38 milhões para que o Exército retomasse a operação. Na ocasião, a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) anunciou a antecipação do envio de 15 carros-pipa para cidades paraibanas para minimizar os efeitos da seca.
Também na mesma data, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou ao Bom Dia RN, da Globo, que o repasse dos recursos para o Exército ocorreu ainda no dia 25. A Operação Carro-Pipa na Paraíba foi retomada em 27 de novembro.
Histórico. A distribuição governamental de água no Nordeste por meio de carros-pipa ocorre desde 1998, sendo que a operação foi institucionalizada em 2012, no governo de Dilma Rousseff (PT). O programa beneficia atualmente cerca de 1,5 milhão de moradores em 344 municípios na região do semiárido nordestino.
A operação sofreu ao menos duas interrupções após as eleições de 2022. A primeira aconteceu em novembro de 2022, quando o MIDR informou que os recursos disponíveis manteriam a operação apenas até o dia 16 daquele mês. No dia 24 de novembro, o ministério anunciou crédito suplementar e a manutenção da operação.
Porém, em dezembro do mesmo ano a operação foi suspensa novamente devido ao bloqueio de recursos pelo então Ministério da Economia. O abastecimento de água por caminhões-pipa no Nordeste foi retomado em janeiro de 2023.
O caminho da apuração
Consultamos os comunicados e notas oficiais do Exército e do governo federal sobre a Operação Carro-Pipa, além de informações publicadas pela imprensa. Assim, foi possível verificar que a interrupção foi temporária, e não teve início no mesmo dia que Janja mostrou uma cascata artificial na Granja do Torto.