🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Globo forjou cenas para enganar sobre aumento de casos de Covid-19

Por Marco Faustino

12 de dezembro de 2022, 14h37

Um vídeo que mostra profissionais de saúde em meio a cinegrafistas e fotógrafos tem sido difundido nas redes sociais como se revelasse uma encenação produzida pela Globo para enganar a população sobre o aumento de casos de Covid-19 no Brasil após a Copa do Mundo, o que é falso. O vídeo foi gravado em Israel em 2021, e mostra a conversão temporária de um estacionamento em ambiente hospitalar para abrigar pacientes contaminados pelo vírus.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no Instagram nesta segunda-feira (12) e circulam também no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

TV Globo arrumando o cenário para levar o pânico ao povo. Sem copa, voltamos com a Covid-19

Posts difundem registro feito por hospital em Israel em 2021 para alegar que TV Globo fez encenação para forjar gravidade da Covid-19 no Brasil, o que é falso.

Um vídeo gravado em Be’er Ya’akov (Israel) circula nas redes como se mostrasse uma encenação produzida pela Globo com o objetivo de “levar pânico ao povo” com o aumento dos casos de Covid-19 — o que é falso. As imagens mostram a conversão temporária de um dos andares do estacionamento da instituição em leitos hospitalares para o atendimento de pacientes com Covid-19 em março de 2021.

“Trata-se de uma demonstração de como o estacionamento pode ser transformado em enfermaria. Os médicos que participam da gravação são médicos reais. Já os pacientes são adolescentes na faixa etária de 18 anos, que também trabalham no hospital”, diz trecho da nota enviada pelo hospital à agência de checagem alemã DPA e ao site bósnio Raskrikavanje.

Naquele mês, o vídeo também circulou com a localização atribuída ao Ceará, acompanhada de um texto que acusava o governador Camilo Santana (PT) de forjar a gravidade da doença no estado, o que foi desmentido pelo Aos Fatos.

A média móvel de mortes pela Covid-19 no Brasil manteve alta nos últimos 21 dias, segundo o G1. O país registrou 12.369 novos casos da doença entre sábado (10) e domingo (11), totalizando 35.615.590 casos e 690.946 vítimas fatais da doença desde o início da pandemia. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 29.534, uma variação de 26% a mais em relação a duas semanas antes.

Referências:

1. Shamir
2. YouTube
3. DPA
4. Raskrikavanje
5. Aos Fatos
5. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.