🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que George Soros declarou que Bolsonaro não ganhará eleições de 2022

Por Marco Faustino

9 de maio de 2022, 15h14

Não é verdade que o empresário George Soros disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “foi uma ideologia a ser conquistada e autorizada”, e que ele não irá ganhar as eleições de 2022 pois já foi escolhido outro nome para o cargo, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais (veja aqui). Aos Fatos não encontrou registros públicos dessa declaração, e a Open Society Foundations, rede filantrópica fundada pelo magnata húngaro, negou que ele tenha afirmado isso.

Publicações que difundem o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (9).


Selo falso

George Soros em uma entrevista ontem para o NewsIsland foi perguntado sobre as eleições no Brasil em 2022. Vejam o que ele respondeu: “Bolsonaro foi uma ideologia a ser conquistada e autorizada para que o país criasse uma maturidade de que ditaduras são rechaçadas. Vamos dar um jeito nisso. Bolsonaro não ganha, já escolhemos um nome

Postagem com declaração falsa de George Soros sobre Bolsonaro

O investidor bilionário George Soros não disse a frase “Bolsonaro foi uma ideologia a ser conquistada e autorizada para que o país criasse uma maturidade de que ditaduras são rechaçadas. Vamos dar um jeito nisso. Bolsonaro não ganha, já escolhemos um nome”. Aos Fatos não localizou registro na imprensa, em mecanismos de busca, nem no Twitter e Instagram de Soros, de que ele tenha se posicionado sobre as eleições deste ano no Brasil ou que tenha feito comentários sobre a candidatura de Jair Bolsonaro.

A alegação também foi rechaçada pela assessoria da Open Society Foundations, rede filantrópica fundada pelo empresário, no Brasil. A organização informou ao Aos Fatos que Soros não disse a frase presente na peça checada, tampouco foi entrevistado por um veículo chamado NewsIsland.

As postagens compartilham uma reprodução de tela de uma mensagem no WhatsApp, sem links ou detalhes do local onde teria sido publicada a suposta declaração. Aos Fatos localizou dois sites de notícias sobre a Índia com o nome “NewsIsland”, porém não consta qualquer publicação que se refira a George Soros ou a Bolsonaro.

Referências:

1. Twitter
2. Instagram
3. News Island
4. News Islands


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.