🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra garimpeiros em Mianmar, não fugindo de terra Yanomami por ação do governo

Por Luiz Fernando Menezes

8 de fevereiro de 2023, 13h29

Um vídeo que mostra centenas de pessoas correndo em uma mina de jade em Mianmar tem sido compartilhado nas redes de forma enganosa para sugerir que retrata garimpeiros fugindo da Terra Indígena Yanomami para a Venezuela, após a operação iniciada pelo governo Lula (PT). As imagens, além de mostrarem uma paisagem diferente da brasileira, foram publicadas antes do anúncio da ação policial na Amazônia.

Posts com a falsa alegação acumulavam mais de 10 mil compartilhamentos no Twitter e ao menos 1.000 compartilhamentos no Facebook, além de circularem no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível mensurar o alcance.


Selo falso

Operação Policial no garimpo na terra dos indígenas Yanomami. Garimpeiros fogem para a Venezuela.

Vídeo de pessoas correndo em mina em Mianmar circula como se fosse fuga de garimpeiros da terra Yanomami

Posts enganam ao dizer que um vídeo em que uma multidão corre em uma zona de mineração vem circulando nas redes sociais como se retratasse garimpeiros fugindo da terra Yanomami após operação do governo Lula. As imagens, no entanto, não foram feitas no Brasil. Aos Fatos identificou que o mesmo vídeo foi publicado no Twitter no dia 20 de janeiro com legenda que diz que se trata de uma mina de jade em Mianmar, na Ásia.

O cenário que aparece no vídeo é idêntico ao de outras gravações realizadas no país, principalmente nas minas localizadas no estado de Cachim. Imagens semelhantes são registradas quando os portões das zonas de mineração são abertas a mineiros, muitas vezes informais, que buscam a pedra preciosa no local.

Além disso, o cenário mostrado no vídeo é muito diferente do território Yanomami. Imagens da destruição causada pelo garimpo na terra indígena brasileira mostram que as zonas de mineração na Amazônia são bem menores e possuem vegetação em seu entorno.

Imagem compara frame do vídeo em Mianmar com foto de garimpo ilegal no território Yanomami
Comparação. Vídeo (esq.) mostra uma área de mineração muito maior e sem cobertura vegetal, diferentemente do que ocorre no território Yanomami (dir.) (Reprodução/ISA).

Desde que o governo Lula anunciou, no dia 30 de janeiro — dez dias depois da publicação do vídeo nas redes —, que iria adotar uma operação de tolerância zero contra garimpeiros no território Yanomami, passaram a circular nas redes sociais peças de desinformação que supostamente mostrariam os resultados da ação. Na última segunda-feira (6), Aos Fatos desmentiu uma publicação que usava um vídeo de uma explosão de maquinário ocorrida em 2022 como se fosse recente.

É fato, no entanto, que a operação contra o garimpo ilegal já foi iniciada e há registros que mostram a fuga de invasores da terra Yanomami. Em vídeos publicados pela imprensa, homens e mulheres deixam a região em canoas após as forças policiais bloquearem o abastecimento de combustível, maquinário e alimentação dos garimpos.

Referências:

1. Eco-business
2. Folha de S.Paulo
3. ISA
4. Amazônia Real
5. Aos Fatos
6. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.