🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que fotos de yanomamis divulgadas na imprensa foram feitas na Venezuela

Por Luiz Fernando Menezes

25 de janeiro de 2023, 18h03

Não é verdade que o site Metrópoles e o jornal inglês The Guardian publicaram fotos de indígenas venezuelanos com desnutrição e os identificaram como yanomamis brasileiros para forjar uma crise, como alegam posts nas redes sociais. As duas fotos citadas — uma que mostra um homem deitado em uma maca e outra que retrata crianças sentadas no chão ao redor de panelas — de fato foram registradas em Roraima recentemente e mostram a crise sanitária que atinge o território Yanomami.

Posts que descontextualizam as imagens circulam principalmente no Facebook, onde já foram compartilhados mais de 1.000 vezes. O conteúdo também tem sido disseminado pelo WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível estimar o alcance.


Selo falso

Imprensa internacional desmente Lula. Guardian acusa ex-presidente brasileiro Bolsonaro de ‘genocídio’ indigenista – com uma foto de venezuelano.

Post alega, de forma enganosa, que foto usada pelo Guardian retrataria indígenas venezuelanos, não brasileiros

Publicações nas redes sociais enganam ao sugerir que o jornal inglês The Guardian teria publicado uma foto de um indígena venezuelano para forjar uma crise do povo yanomami no Brasil e associá-la ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de genocídio segundo reportagem da última segunda-feira (23).

Ao contrário do que dizem os posts, a imagem veiculada pelo jornal inglês retrata um indígena brasileiro deitado em uma maca, divulgada à imprensa pelo Condisi-YY (Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana), que confirmou a informação ao Aos Fatos.

O presidente do conselho, Júnior Hekurari Yanomami, informou que a foto foi registrada na cidade de Alto Alegre (RR), dentro da Terra Indígena Yanomami.

Print do G1 mostra que foto de indígena em maca foi divulgada pelo Condisi-YY.
Fome. Equipe médica atende indígena em estado crítico de desnutrição em território Yanomami (Reprodução/G1)

Elementos presentes na imagem desmentem a versão de que a cena teria sido registrada na Venezuela: é possível ver os logotipos do SUS (Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nas roupas dos agentes de saúde presentes no local.


Selo falso

Essa imagem do Metrópoles, pode-se notar que o uniforme do profissional é da assistência PAN AMERICANA, que não atua no Brasil. Essa foto é na VENEZUELA.

Usuário no Facebook alega que foto de crianças indígenas teria sido registrada na Venezuela, o que é falso

Também circula descontextualizada uma foto que mostra um agente da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) perto de crianças yanomamis. A imagem foi registrada em Roraima, é de autoria de Antônio Alvarado e foi divulgada pela pela associação yanomami Urihi (veja abaixo). Em seu Instagram, Alvarado publicou outras fotos da missão de combate à desassistência dos povos yanomamis na região de Surucucu, em Roraima.

Legenda do UOL diz que autoria de foto de crianças yanomamis é do fotógrafo Antônio Álvaro.
Crianças. Imagem de crianças se alimentando foi registrada na região de Surucucu, em Roraima (Reprodução/UOL)

As publicações checadas ainda enganam ao dizer que a Opas não atua no Brasil. A organização é uma das parceiras na missão do Ministério da Saúde na região Yanomami, que teve início no dia 16 de janeiro. Participam também da ação a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a UFRR (Universidade Federal de Roraima), além de associações indígenas e órgãos dos ministérios dos Povos Indígenas e da Defesa.

O homem que aparece com um colete da organização na foto é o médico brasileiro e pesquisador da Fiocruz André Siqueira, que foi enviado ao local pela Opas. Em entrevista à BBC Brasil, ele disse que ficou uma semana no polo-base Surucucu, em Roraima, mas atendeu outras comunidades da região. Outras fotos da mesma ocasião foram publicadas pela Urihi em seu Instagram oficial.

Leia mais
Explicamos Quem é responsável pela saúde, segurança e garantia dos direitos indígenas

Após a declaração de emergência sanitária pelo Ministério da Saúde, publicações nas redes sociais saíram em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para dizer que os indígenas seriam oriundos da Venezuela e vieram ao Brasil em busca de ajuda. A tese foi negada pelo órgão e vai contra as denúncias que ocorrem há anos na terra indígena localizada entre Roraima e Amazonas e que envolvem invasões de terras e destruição da floresta por meio do garimpo ilegal.

A falsa alegação também foi desmentida pela Agência Lupa.

Referências:

1. Twitter (@tomphillipsin)
2. G1
3. UOL
4. Instagram (@antonioalvaradoc)
5. Governo federal
6. Fiocruz
7. BBC Brasil
8.
Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.