🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto que mostra papa Francisco com jaqueta branca foi gerada por inteligência artificial

Por Marco Faustino

27 de março de 2023, 15h20

Uma imagem viral falsa, que mostra o papa Francisco usando um sobretudo branco de matelassê, foi gerada com o uso de uma ferramenta de inteligência artificial. O conteúdo foi produzido por um artista digital por meio do Midjourney, que gera imagens a partir de comandos de texto. Distorções em áreas como os óculos, as mãos e o cordão do crucifixo do papa indicam que a imagem foi criada artificialmente.

Publicações que difundem o conteúdo enganoso acumulavam 250 mil curtidas no Instagram nesta segunda-feira (27).


Selo falso

O Papa Francisco apareceu na web com um novo look e recebeu elogios dos internautas após ele contratar o estilista Filippo Sorcinelli

Posts compartilham como se fosse real imagem do Papa Francisco gerada por inteligência artificial

Uma foto falsa que mostra o papa Francisco usando um sobretudo branco de matelassê, tem sido difundida nas redes como se fosse real. A imagem, no entanto, foi elaborada pelo artista digital Pablo Xavier com o uso da ferramenta Midjourney, que usa inteligência artificial para gerar imagens a partir de descrições em texto.

O Midjourney é uma plataforma colaborativa que funciona dentro da rede social Discord. Por meio de comandos de texto, o usuário descreve a imagem que deseja criar e a ferramenta gera quatro versões, que podem ser baixadas.

Como é o caso de outras ferramentas que produzem imagens com o uso de inteligência artificial, o Midjourney gera algumas distorções nas fotos, que podem ser percebidas também na imagem do papa Francisco:

  • Há uma distorção no ângulo das lentes dos óculos do papa;
  • Há deformações na mão direita;
  • A ferramenta não gerou o cordão do crucifixo do lado esquerdo

magem mostra inconsistências na foto do Papa Francisco que revelam criação artificial, tais como lentes de óculos tortas e mãos distorcidas.

A imagem falsa do papa foi publicada na última sexta-feira (24) em uma comunidade do Reddit destinada a compartilhar imagens produzidas com o Midjourney. De lá, o conteúdo passou a viralizar em outras redes, sem a observação de que a imagem teria sido produzida via inteligência artificial.

Artista digital responsável pela imagem, Pablo Xavier também já utilizou a ferramenta para elaborar outras imagens do pontífice. Nas redes do artista, há fotos que mostram Francisco com um casaco laranja, óculos escuros, sobretudo marrom e um robe com figuras geométricas coloridas (confira abaixo).

Print do Instagram de Pablo Xavier mostra que o artista também já utilizou o Midjourney para elaborar outras imagens do pontífice
Pontífice. Pablo Xavier já utilizou o Midjourney para elaborar outras imagens do pontífice.

Outras personalidades, como a apresentadora Oprah Winfrey, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os ex-presidentes americanos Donald Trump, Barack Obama e Abraham Lincoln também tiveram imagens elaboradas pelo artista com a ajuda da ferramenta de inteligência artificial.

Print do Instagram de Pablo Xavier mostra que o artista também já utilizou o Midjourney para elaborar imagens de outras personalidades
Biden. Pablo Xavier já utilizou o Midjourney para elaborar imagens falsas de outras personalidades, como o presidente do EUA, Joe Bieden (acima).

Referências:

1. Instagram (Fontes 1, 2 e 3)
2. Discord
3. Techtudo
4. Reddit

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.